Meio Bit » Arquivo » Mobile » Project Precog, o conceito que a Asus vai lançar em 2019

Project Precog, o conceito que a Asus vai lançar em 2019

O Project Precog é um notebook conceitual da Asus com duas telas e recursos de AI que acionam e escondem o teclado, dependendo do uso. Saiba mais sobre ele.

6 anos atrás

Project Precog da Asus com suas duas telas

A Asus é uma empresa de Taiwan, e portanto está literalmente em casa na Computex, motivo pelo qual eles sempre gostam de mostrar algo bem diferente e curioso para chamar a atenção dos jornalistas e blogueiros presentes nos seus eventos (quem lembra do robô Zenbo de alguns anos atrás. Este ano eles chegaram perto disto com o ZenBook Pro 15 com tela multi-touch no lugar do touchpad, mas a atração da vez foi mesmo o Project Precog.

O Precog é um notebook/tablet que é basicamente só tela, ou melhor, só telas. São duas delas lado a lado, usando recursos de AI para se adaptarem ao que o usuário precisa em todos os momentos, segundo as informações da Asus. Basicamente ele pode funcionar de várias maneiras, como um notebook tradicional, com uma das telas como teclado, em um modo para jogos compartilhados, com as duas telas virada para cima ou no modo tenda, para apresentações e aulas.

O nome Precog é um toque geek, pois é inspirado nos precogs (precognitivos), que eram a base de todo o sistema do conto Minority Report escrito por Philip K. Dick em 1956, aquele que todos conhecem pelo filme do Tom Cruise dirigido pelo Spielberg que popularizou o conceito de telas virtuais e também o do movimento de pinça para zoom, 5 anos antes do lançamento do iPhone.

A justificativa da escolha desta nomenclatura é que o Asus Precog consegue "adivinhar" o que o usuário está querendo usando recursos de AI, então estamos falando de uma promessa bem ambiciosa, só espero poder testar o aparelho um dia para ver se é realmente o caso.

Mas como funcionam os recursos de AI no Precog? Se ele estiver sendo usado como um notebook, ao conectar outro teclado via Bluetooth, a tela com o teclado e o touchpad virtuais se torna mais área útil para o que você estiver fazendo. Ao se aproximar com uma caneta stylus da Asus, ele esconde o teclado para que você tenha mais área para desenhar. Até aí, tudo bem, isso é o básico, mas pelo próprio nome, o Precog promete entregar mais do que isto, como saber onde a sua mão está na hora que você se aproxima da tela. Segundo a Asus, o teclado sabe onde os seus dedos estão posicionados, e se ajusta automaticamente para o tamanho e posição corretas para sua digitação e uso do touchpad.

Project Precog da Asus, frente e traseira

Eu teria um Asus Precog? Olha, se estivesse disponível hoje, e/ou não fosse custar os olhos da cara que certamente custará quando for lançado no ano que vem, acho que teria sim. Claro que digitar na tela é algo bastante desconfortável, então eu teria que andar sempre com um teclado externo na mochila. Para alguém como eu, isso seria uma absoluta necessidade.

O Project Precog foi o "one more thing" da apresentação da Asus na Computex, depois de mostrar o ZenBook Pro 15 e outros produtos da empresa. Ao começar a falar sobre o produto, o gerente global de marketing da Asus Marcel Campos apresentou algumas outras inovações da empresa ao longo dos anos, como o Transformer, o primeiro Zenbook e o Taichi. "A inovação está no DNA da Asus", disse ele antes de mostrar o Precog em monte de imagens, e depois surpreender os presentes ao apresentar o produto funcionando em suas mãos.

A estratégia deu certo, e o notebook chamou a atenção e ganhou um grande destaque em vários sites de tecnologia nacionais e internacionais, então a Asus certamente deve estar com o sentimento de missão cumprida. O mais importante pra mim é o compromisso em tornar o aparelho um produto comercial, ainda que na longínqua data do ano que vem. "Queremos tornar ele real, e não vaporware", disse Marcel, no final da sua apresentação.

relacionados


Comentários