Meio Bit » Arquivo » Internet » Por dentro do Windows Azure 101: Software + Serviços (SaaS) - Parte 1

Por dentro do Windows Azure 101: Software + Serviços (SaaS) - Parte 1

14 anos atrás

O Windows Azure ainda causa muita dúvida para quem não tem acompanhado de perto o desenvolvimento. Não é um Windows que se compra, faz-se download ou é pirateável via torrent ou no fornecedor “alternativo” predileto.

Em poucas palavras é um serviço de hospedagem remota de aplicativos em datacenters da própria Microsoft espalhados pelo mundo. A proposta para a computação na nuvem é um híbrido entre software local e software hospedado.

É importante lembrar que software não é apenas o que você interage. Muito do que acontece dentro de um computador, a maior parte, diga-se, é interação entre processos ou serviços. Por exemplo, digamos que existam 3 serviços que comunicam-se entre si para obter um resultado qualquer. Esse resultado é consultado por uma aplicação web que converte tudo em um documento pdf. O usuário final só vai enxergar mesmo o link para o arquivo atualizado.

Trabalho com aplicações e ainda tinha muitas dúvidas sobre como isso tudo funciona e foi quando o Otávio Pecego, gerente do grupo de arquitetos da Microsoft Brasil, resolveu explicar os passos para se criar um serviço na nuvem com o Windows Azure. Foi uma conversa de duas horas, então, o artigo será publicado em partes. A primeira, uma série de vídeos que ensina em poucos minutos como construir aplicações na nuvem. E depois, mais detalhes sobre o que foi apresentado na PDC 2009.

Demonstração Usando SQL Azure  Parte 1
Demonstração Usando SQL Azure  Parte 2
Demonstração de Criação de Aplicativo Azure Parte 1

As partes 2 e 3 podem ser vistas depois do break.



<br>Video: Demonstração de Criação de Aplicativo Azure - Parte 2



<br>Video: Demonstração de Criação de Aplicativo Azure - Parte 3


* Otavio Pecego é Engenheiro Eletricista e PHD e Mestre em Informática pela PUC-RJ.Com mais de 25 anos em informática atuando junto às maiores empresas do mercado brasileiro, o executivo trabalha hoje como gerente do grupo de arquitetos da Microsoft Brasil liderando localmente as iniciativas de Cloud Computing (leia-se Azure) e Software + Serviços

relacionados


Comentários