Dori Prata 5 anos atrás
Com a evolução dos enredos criados para os jogos eletrônicos e até a melhoria da parte visual, acabou se tornando cada vez mais normal nos depararmos com títulos que tentam nos causar as mais variadas emoções. Games que nos tentam fazer chorar ao mostrar uma situação complicada como a perda de um filho, a morte de um personagem com quem dividimos boa parte da aventura ou a tomada de uma decisão controversa. Muitos não gostam dessa ideia, preferindo encarar os games como apenas uma forma de entretenimento, mas para o crescimento da mídia acho isso sensacional.
E foi da ideia de prestigiar títulos que pendem para este lado que nasceu o The Emotional Games Awards, uma premiação cujo objetivo é justamente incentivar obras que despertem nossa “simpatia e paixão, não apenas medo, estresse e susto.”
Com um júri formado por sete pessoas ligadas a diversas áreas dos games, filósofos e especialistas em neurociência, este ano aconteceu a segunda edição do evento e nela foram escolhidos os vencedores de oito categorias, que vão desde o Melhor Jogo Emocional até a Escolha do Público. A lista com os premiados é a seguinte:
Confesso que dos vencedores só joguei o Hellblade : Senua's Sacrifice, o Inside e o um pouco do _Observer_, então nem posso dizer se as escolhas são justas ou não. Porém, no caso do título da Ninja Theory fico muito feliz por ver que ele saiu como o grande destaque. O que o estúdio alcançou com a criação deste game foi algo impressionante, conseguindo despertar em mim diversas emoções enquanto eu avançava na aventura de Senua.