Carlos Cardoso 5 anos atrás
Vai soar chocante essa informação, mas não há meio termo. Tem mulher pelada na internet. Eu sei, é difícil de acreditar mas boa parte do acervo das chamadas revistas masculinas vai parar online, muitas vezes disponibilizado por gente inescrupulosa que não pensa duas vezes antes de expor a nudez dessas moças trabalhadoras e honradas.
Uma das principais vítimas desse compartilhamento de material é a Playboy, revista fundada por Hugh Hefner. Acha-se material da Playboy em qualquer canto, é só botar no Google, dizem. Sites de hospedagem de imagem então, nem se fala.
Nem se fala e preferencialmente nem se linka, pode dar problema. Foi o que aconteceu com o BoingBoing, um dos blogs mais antigos e conhecidos das interwebs.
Eles se esqueceram por um momento que são lacradores e fizeram um post linkando para uma galeria do Imgur com todas as playmates que já saíram no poster central da Playboy. Alguém na revista achou que era demais, e correu atrás. A galeria foi apagada, mas o BoingBoing recebeu uma notificação de processo!
A acusação é violação de copyright, o que faria sentido se eles hospedassem as imagens, mas apenas linkaram. O blog alega que cumpriu seu papel jornalístico reportando a existência do arquivo de imagens, e que não pode ser punido por isso.
Provavelmente a Playboy está se baseando em um caso em 2016 quando a editora que publica a Playboy na Holanda processou um site por publicar links apontando pra fotos da revista. O caso foi julgado pela União Européia, e a editora ganhou!
Se a Playboy tornar a simples divulgação de links algo passível de responsabilidade criminal, a internet corre perigo. Entre outras coisas perderemos o Google, pois ele linka pra TODOS esses conteúdos questionáveis, basta procurar por “capas da playboy” (NSFW, d'oh).
Fonte: Engadget.