Meio Bit » Arquivo » Indústria » Fim do Mundo confirmado para 2012 (ao menos para o Symbian)

Fim do Mundo confirmado para 2012 (ao menos para o Symbian)

14 anos atrás

Symbian é vida, mas ter uma legião de fãs beirando o limite do excêntrico não é o suficiente. Sejamos realistas, o sistema operacional está muito defasado. Utilizar um equipamento touch como o N97 deixa isso mais evidente ainda. Não dá para fazer gambiarras em cima de gambiarras, e a Nokia sabe disso.

A relação de amor e ódio da empresa com o Symbian é antiga. Não sabem o que fazer com ele, pois mal ou bem é a base de seus smartphones, mas de que adianta uma base instalada enorme se o desenvolvimento de aplicativos é uma via crucis, o modelo de instalação é uma piada e o próprio sistema operacional tem cara de algo desenvolvido no final dos anos 80? (dica: foi.)

As notícias da morte do Symbian tem sido um tanto ao quanto exageradas, mas parece que dessa vez vai (pra vala). Ontem em Londres, durante o N900 meet-up, o grupo de marketing do N900 entregou o ouro: Até 2012 a série N, topo de linha da Nokia abandonará o Symbian em favor do Maemo.

Um dos motivos parece ser a popularidade do N900. Não é pra menos. Ele é simplesmente perfeito, vem com tudo, mais alguma coisa e um Luciana Vendramini Localizator. E Bluetooth. Tudo fica melhor com Bluetooth.

Desde o N800 o Maemo tem se mostrado uma excelente plataforma, a Nokia está mostrando pra "comunidade" (estou olhando pra você também, Google!) como se cria um smartphone Linux sem cara de "projeto de feira de ciências de escola", que é a imagem que o Android passa. Ao contrário do efeito "meh" do G1 rodando Android, o N810 já mexia com a libido geek, era um brinquedo que a gente queria ter, mesmo sem nenhum motivo racional pra isso. 900, nem se fala.

Claro, a Nokia não vai abrir mão da base instalada, estão tentando criar um meio-termo, muito provavelmente as aplicações usando a estrutura OVI, no já tradicional esquema de aplicações web, Python, etc. Querem seduzir os desenvolvedores para essa linha, garantindo assim software para o Maemo E o Symbian.

Como Viúva do Symbian fico triste com esse fim, mas já era hora de puxar a tomada. Em tempos de iTunes App Store, é inconcebível passar por 7 ou 8 prompts assustadores para instalar um programa.

fonte: The Really Mobile Project

relacionados


Comentários