Meio Bit » Arquivo » Internet » Twitter libera listas para todos

Twitter libera listas para todos

14 anos atrás

No último fim de semana, o Twitter finalmente liberou o recurso de listas para todos os usuários do serviço. Antes restrito a um restrito grupo de usuários, agora qualquer um pode criar e gerir listas públicas ou particulares. Esse recurso já existia, de forma extraoficial, em alguns aplicativos de terceiros, como TweetDeck.

O grande barato das listas é que, além de criá-las, existe a possibilidade de torná-las públicas. Dessa maneira, você pode se destacar criando e cuidando de listas bacanas, que chamem a atenção de outros usuários do Twitter, ou, por outro lado, encontrar listas criadas por outras pessoas que tenham seu valor. Eu, por exemplo, criei uma lista do staff do Meio Bit.

listas-twitter-20091101Outra utilidade é a de filtragem de quem você segue. O fluxo de atualizações no Twitter é altíssimo, quem segue mais de 50 pessoas já tem sérias dificuldades em manter-se a par de tudo que esse pessoal publica. Com o recurso de listas, é possível “quebrar” a timeline principal em várias menores, o que traz não um, mas dois benefícios: 1) permite acompanhar todos com mais facilidade; 2) filtra os “flooders”, que por um motivo ou outro (é legal, amigo, chefe), continuamos seguindo. Para essas, a possibilidade de mantê-las privadas vem bem a calhar.

O Twitter trabalhou duro para entregar o pacote completo aos usuários. A API do Twitter já está atualizada com o recurso das listas, e novos sites baseados nele já estão no ar, como o Listorius e o TLISTS.

Em meio à empolgação pela liberação das listas para todo mundo, alguns usuários questionaram a utilidade do recurso, e inclusive acusaram-no de “preconceituoso”, pois a partir dele, muitas injustiças e panelinhas poderiam ser criadas. Tenho sérias dificuldades em entender esse tipo de reclamação, tal qual a cisma em relação ao pessoal que usa scripts para conseguir seguidores. Deve ter alguma justificativa muito importante que me escapa no momento.

O campo de listas, bem como links para ver todas e criar novas, fica na barra lateral do perfil, abaixo do formulário de pesquisa.

relacionados


Comentários