Meio Bit » Arquivo » Internet » Nova página do Facebook, novas reclamações dos usuários

Nova página do Facebook, novas reclamações dos usuários

14 anos atrás

Às vezes (quando não é comigo), o ser humano é engraçado. Basta mudar qualquer detalhe na interface de um sistema, e se ele não for com a cara do novo, tipo amor à primeira vista, simplesmente passa a odiá-la. Com todas as suas forças. Sem justificativa, ou melhor, com a pior delas, se a considerarmos como tal: “não é igual o antigo”.

Usuários do Facebook têm um histórico grande nessa questão. A turma de Mark Zuckerberg já fez várias intervenções nas páginas internas da rede social, e toda vez que isso acontece, é a mesma ladainha: chuva de reclamações, até que elas cessam e bola pra frente, a vida continua, “nossa, como esse Facebook é legal!”.

Na última sexta-feira, foram implementadas mudanças na timeline dos contatos, a chamada página News Feed. Agora, ela é dividida em duas partes, uma continua com o nome antigo, e a outra, é conhecida como Live Feed. Funcionam assim:

  • Live Feed: atualizações em tempo real, a la FriendFeed (recentemente comprado pelo Facebook);
  • News Feed: funciona como um resumo do que melhor aconteceu na sua rede de contatos. Não coincidentemente, também parecido com o resumo que o FriendFeed manda por e-mail.

news-feed-live-feed-facebook-20091027

São dois conceitos diferentes e que se complementam. O Live Feed é útil para saber o que acontece no momento, ficar a par das novidades dos seus contatos e tudo mais. O News Feed, por outro lado, permite “pescar” o que de melhor aconteceu na sua rede no dia anterior, que porventura tenha passado batido (ou não). O Facebook faz uso de vários parâmetros, como índice de atividades, comentários e “gostei” nos itens, e desse mix, tenta adivinhar o que você gostaria de ver. No fim, a ideia é melhorar a forma como as informações dos seus contatos chegam até você.

O #mimimi generalizado já era esperado, mesmo sem motivo aparente (sério, qual o problema nesse sistema? eu só consigo ver benefícios nele). Tanto que, só de sacanagem, criaram um grupo intitulado I AUTOMATICALLY HATE THE NEW FACEBOOK HOME PAGE, algo como “eu automaticamente odeio a nova página inicial do Facebook”. Detalhe: o próprio Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, está lá 😀 . Detalhe pior: o grupo já conta com mais de 3 mil membros. Detalhe pra’cabá: muitos deles não se tocaram de que o grupo é, na real, uma grande piada. E você achando que “orkutização” era um fenômeno restrito ao Brasil…

Fontes: Mashable e TechCrunch.

relacionados


Comentários