Meio Bit » Arquivo » Cultura » YouTube Gaming libera inscrições pagas para todos os canais elegíveis

YouTube Gaming libera inscrições pagas para todos os canais elegíveis

Mudança de planos: o YouTube Gaming passa a permitir que criadores de conteúdo ofereçam inscrições pagas a espectadores, de modo a bater de frente com o Twitch.

6 anos e meio atrás

youtube-gaming-2

Em 2013 o YouTube teve uma ideia "genial": oferecer uma opção para que criadores de conteúdo compartilhassem seus vídeos através de canais pagos, que demandavam uma assinatura com pagamento mensal. A ideia original era permitir que grandes empresas, principalmente emissoras trouxessem seu material para a plataforma ao mesmo tempo que o pequeno YouTuber, se tivesse qualidade o bastante pudesse arriscar cobrar uma quantia fixa de seus espectadores.

Bem, não só não deu certo (a adesão foi de menos de 1%) como a ferramenta será descontinuada em 2018, e todos os vídeos pagos serão removidos até 2022. O YouTube Red por sua vez prometia oferecer conteúdo exclusivo atrelado a outras vantagem, como execução em segundo plano e experiência sem anúncios principalmente para contornar quem abusa dos bloqueadores de propaganda.

De novo, não deu certo. A quantidade de assinantes um ano após o lançamento da plataforma era risível (desestimulando o Google ao ponto dele desistir de lançar o YouTube Red em mais países) e seu destino final foi ser fundido com o Google Play Music, principalmente para eliminar redundâncias.

A bem da verdade o usuário do YouTube não é muito dado a assinaturas para consumir conteúdo exclusivo, mas o público gamer é um pouco diferente: o Twitch consegue oferecer conteúdo exclusivo permitindo que os criadores ofereçam modelos diferentes de assinaturas, cada uma com um pacote de vantagens que varia de navegação sem anúncios, emoticons exclusivos e claro, vídeos protegidos por paywall. E obviamente há a opção de consumir conteúdo deste ou daquele streamer sem pagar. O Mixer, que foi elevado à categoria de plataforma de streaming de escolha do Xbox One também faz isso.

O YouTube Gaming até então não tinha nada parecido, o que inibia a adesão dos gamers pela impossibilidade de fazer uma graninha extra com a exibição de suas jogatinas; só que isso agora vai mudar com a introdução do sistema de Patrocinadores, através de inscrições mensais pagas.

Funciona assim: assinando um canal por R$ 7,99 por mês (sim, a opção já está disponível no Brasil) o usuário terá acesso a uma badge exclusiva que o identifica como patrocinador, emojis criados pelo dono do canal, acesso a chats exclusivos e imunidade ao modo lento nas conversas livres (um tempo mínimo que você é limitado a comentar). É algo similar ao Super Chat, só que este recurso é voltado exclusivamente para monetizar transmissões ao vivo através da venda de comentários especiais.

Quem pode entrar na festa? Qualquer canal focado em games, com as opções de monetização e transmissão ao vivo ativadas e com um mínimo de 1.000 inscritos são elegíveis, logo é uma excelente pedida para quem deseja ganhar uns tostões a mais e tiver um canal que justifique o investimento; por outro lado o YouTube espera que a iniciativa estimule os streamers de games a migrarem ou pelo menos, considerarem sua plataforma como mais uma opção para fazer dinheiro.

Fonte: YouTube Creator Blog.

relacionados


Comentários