Dori Prata 5 anos e meio atrás
Há alguns dias os donos de um Nintendo Switch ganharam a oportunidade de jogar a edição deste ano de um dos melhores jogos de esporte do planeta, o NBA 2K18, mas com isso veio também a revelação de um grande problema: o jogo ocupa muito, mas muito espaço no videogame.
Com um download inicial de 6,8 GB, a situação começará a ficar complicada quando o aparelho começar a baixar a primeira atualização, que terá impressionantes 16,1 GB. Porém, o título ainda precisará de mais 5 GB só para armazenar o save e isso para cada arquivo que o jogador quiser criar para o seu progresso.
Ou seja, ao todo o NBA 2K18 precisará de pelo menos 27,9 GB, sendo que os saves só poderão ser armazenados na memória interna do Switch e independentemente de você ter o game física ou digitalmente, a utilização de um cartão de memória para jogá-lo será obrigatória.
Todas essas informações podem parecer um pouco absurdas, mas foram divulgadas pela própria Nintendo, que ainda confirmou que no cartucho o jogo ocupará apenas 6,8 GB. Portanto, aquela gigantesca atualização terá que ser feita por todos.
O caso volta a levantar o debate sobre a Nintendo precisar fazer algumas alterações na estrutura do Switch, como por exemplo passar a permitir que os saves sejam armazenados em cartões de memória ou pelo menos disponibilizar uma maneira de fazermos o backup deles na nuvem (se bem que neste caso, não sei se adiantaria muito). Outro problema é a não existência de um console com maior capacidade de armazenamento.
No entanto, acho que a 2K Games precisa explicar porque o save do seu jogo ocupa tanto espaço. Por se tratar de um título de esporte onde a quantidade de variáveis é imensa, até posso imaginar que isso gere arquivos maiores, mas caramba, 5 GB? Acho que nunca vi um game com saves tão grandes.
Enfim, no início até achei que a utilização de cartuchos pelo Switch era uma boa ideia, já que eles poderiam reduzir o tempo de carregamento e melhorar o consumo da bateria. Porém, o alto custo de produção tem atrapalhado muito aqueles que gostam de ter seus jogos fisicamente, já que várias empresas tem preferido entregar apenas pequenas parte dos jogos pelos cartões e nos colocar para fazer grandes downloads. A tendência é que esse problema diminua com o tempo, mas enquanto isso não acontece, comprar o jogos digitalmente parece ser a melhor opção.
Fonte: Eurogamer.