Meio Bit » Arquivo » Ciência » Técnica permite ver dentro de insetos vivos

Técnica permite ver dentro de insetos vivos

Como ver dentro de um inseto? Com um chinelo, eu sei, mas cientistas precisam ser mais sutis e os bichos não colaboram, ficando quietos na hora da foto. Um grupo de cientistas resolveu esse problema, e incrivelmente os bichos continuam vivos após o processo.

6 anos e meio atrás

f7c6e885d1ef0c5b407b1fbd29340edb

Estudar insetos sempre foi meio complicado. Eles não colaboram. Eu bem que tentei. Um de meus projetos quando criança era testar técnicas de criogenia com baratas, mas minha mãe não gostou muito de descobrir o que eu guardava nos potinhos no congelador.

Não consegui ressuscitar nenhuma, e dissecar as baratas com o microscópio não deu certo. Abrir o exoesqueleto delas sempre terminava com uma explosão de gosma amarela que sujava minha escrivaninha e minhas lentes.

Cientistas de verdade usam outros métodos. Os endinheirados apelam pra micro-tomografia, onde os insetos são colocados em caminhas bem pequenas, usando aventais brancos que deixam a bunda de fora, e imagens são feitas:

tomo

Há um pequeno inconveniente nesse processo (do ponto de vista dos insetos é um grande inconveniente): os bichos precisam ser mortos antes do exame. Esse tipo de imagem exige que o paciente fique completamente imóvel e, se pacientes humanos não conseguem entender isso, que dirá comentaristas de portais.

Matar os insetos resolve o problema imediato mas cria outro: como acompanhar um inseto em seu processo de crescimento? Um grupo da Western University, Canadá, resolveu testar uma idéia bem simples: asfixiar os bichinhos.

Insetos possuem grande resistência à falta de oxigênio, eles entram em um estado de dormência mas eventualmente se recuperam. O grupo então criou um mecanismo para alimentar uma câmara de contenção com CO2, até os bichos apagarem. Aí foi só fazer os exames com calma, sem artefatos criados pela movimentação dos bichos.

cpb_beetle_female-copy

Claro que o estudo vai muito além disso: eles identificaram os efeitos por idade, sexo, tempo de exposição, se o inseto era virgem ou não, qual o impacto que a falta de oxigênio e a radiação causaram… tudo foi descrito no paper Micro-CT imaging of live insects using carbon dioxide gas-induced hypoxia as anesthetic with minimal impact on certain subsequent life history traits.

Aqui dois vídeos feitos com o processo. Nenhum inseto nojento e esmagável foi ferido no processo:


Western University — Micro-CT Scan of Live True Armyworm


Western University — Micro-CT scan of live Colorado Potato Beetle

Fonte: Bio Med Central.

relacionados


Comentários