Meio Bit » Arquivo » Ciência » NASA quer que você mande uma mensagem para a Voyager

NASA quer que você mande uma mensagem para a Voyager

A NASA vai comemorar os 40 anos das sondas Voyager de uma forma muito especial: escolherão na internet uma mensagem criada por um usuário que será enviada para a sonda, a quase 20 horas-luz de distância da Terra.

6 anos e meio atrás

realdad-1

Sua missão, se desejar aceitá-la, é simples. Você tem barro fofo, pedra lascada, chiclete e arame. Você tem que projetar uma sonda capaz de suportar radiação que pulverizaria qualquer ser vivo. Ela tem que aguentar o calor do Sol direto e o frio do espaço bilhões de km distante da Terra.

Sua sonda tem que funcionar com 3 geradores nucleares que se deterioram com o tempo então a projeção otimista de 420 watts é só no começo. Ah sim. Dê seu jeito para enfiar 11 experimentos científicos no meio.

Tudo isso, mais navegação, telemetria, orientação, armazenamento, gerenciamento dos instrumentos científicos, autodiagnóstico, rotinas de emergência, rotinas de manutenção, alinhamento planetário, etc, tudo isso tem que caber em 72 kB de memória. Não ROM, não RAM, memória. 72 kB pra tudo.

Último critério: essa sonda tem que continua funcionando por pelo menos 39 anos 11 meses e 17 dias.

Você já está correndo pro RH pra entregar a demissão? Eu estaria, mas o pessoal que projetou as sondas Voyager não fugiu da raia. Eles conseguiram tudo isso. Praticamente 40 anos depois, tanto a Voyager 1 quanto a Voyager 2 (lançada primeiro) estão firmes e fortes, sobrevivendo a bombardeios de raios cósmicos, micrometeoritos, ao imenso microondas de Júpiter e acima de tudo, a Murphy.

Dos 11 instrumentos da Voyager 2, 6 estão desligados por falta de energia ou deram pane, mas sendo realista depois de 40 anos nem todas as partes de VOCÊ estarão funcionando perfeitamente (e se não estiverem, fale com seu médico, eu falaria).

O gerador termonuclear das Voyagers funcionará até 2025, quando chegará ao limite, não conseguirá prover o mínimo de energia para aquecer os componentes e manter o rádio funcionando. Se bem que como é a Voyager, é capaz de continuar funcionando por mais alguns anos.

Para celebrar os incríveis 40 anos de vida das sondas a NASA resolveu fazer uma graça: dia 5 de setembro de 2017 vão enviar uma mensagem para a Voyager 1, e VOCÊ pode ser o autor dessa mensagem.

O concurso será uma votação online. As mensagens podem ter até 60 caracteres alfanuméricos (A-Z e 0-9).

Para participar basta postar a mensagem no Twitter, Instagram, Facebook, Google+ ou Tumblr, usando a tag #MessageToVoyager.

Serão consideradas as mensagens postadas até o dia 15 de agosto. Depois disso será feita uma votação online para escolher a vencedora, e aí nossa querida e distante sonda receberá “HITLER NÃO FEZ NADA ERRADO” ou “NICKELBACK É UMA BOSTA”.

Quer dizer, receberia, se a NASA fosse boba. A votação online será em cima das mensagens escolhidas por um juri da NASA. Sorry 4Chan.

No dia 5 de setembro a mensagem será enviada, e percorrerã os 20 bilhões de km até a Voyager, refazendo o percurso que a sonda levou 40 anos para percorrer em 19 h 15′ 56″ (na verdade um pouco mais).

Chegando lá acontecerá… nada. A Voyager não tem como entender mensagens de texto, o sinal a ultrapassará e continuará para sempre. Sua mensagem não é para a Voyager, é para o Universo. Em 4 anos estará em Alfa Centauro. Enquanto as bobagens que a gente fala no Twitter viram ruído de fundo indistinguível, sua mensagem, enviada direto para o espaço por um potente radiotelescópio permanecerá perceptível por centenas, talvez milhares de anos-luz.

Então, qual mensagem vocês vão mandar? A minha já está escolhida:

“Mostly Harmless o cacete, FLY YOU FOOLS!”

Fonte: NASA.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários