Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Nissan vai tentar reduzir o hábito de cozinhar crianças

Nissan vai tentar reduzir o hábito de cozinhar crianças

Cozinhar crianças é errado, mas muita gente faz isso, ao esquecer seus pimpolhos no banco traseiro do carro e deixar o coitado assando ao sol. Duas engenheiras da Nissan desenvolveram uma solução para alertar o motorista para verificar o banco de trás, e o melhor de tudo: é uma simples modificação de software.

7 anos atrás

michael_jackson_with_baby

Tecnologia é ótimo mas também é excelente para desenvolver novas e criativas formas de criar cordas pra gente se enforcar. Gente distraída acaba sofrendo mais: seus erros idiotas tendem a ter consequências mais graves. Antigamente esquecer o filho na floresta aumentava as chances do pimpolho ser comido por um leão, mas não era certeza. Hoje muitas crianças morrem, sem dó, quando são esquecidas nos bancos traseiros dos carros e deixadas ao sol.

Nem eu que não sou o sujeito mais kid-friendly do mundo (Team Herodes, com orgulho) acho meio over a idéia de crianças morrendo assadas. A maioria dos fabricantes de carros concorda, em especial Elsa Foley e Marlene Mendoza, duas engenheiras da Nissan.

Mendoza teve a grande sacada para tentar combater esse problema depois que esqueceu uma lasanha no carro e ele ficou cheirando a almoço por dias. Ela se perguntou o que teria acontecido se junto tivesse trancado seus três filhos.

Fácil, querida, sua lasanha teria sido devorada.

As duas resolveram escrever uma sub-rotina para alertar o motorista se tem alguém ou alguma coisa no banco traseiro, e a beleza de tudo é a simplicidade da solução.

Você deve estar se perguntando se usaram um sistema de Inteligência Artificial baseado em deep learning, se o sistema identifica crianças automaticamente, usa câmeras estereográficas, LIDARs, Kinect, etc.

Nada disso.

O bacalhauzinho que as duas escreveram é brilhantemente simples.

Quando a jornada começa, com o carro sendo aberto, o software registra se a porta traseira foi aberta e fechada. Quando a corrida termina, ele verifica se a porta traseira foi de novo aberta e fechada. Caso não tenha sido, ele pisca um alarme no painel, e em seguida toca a buzina.

download

O alarme vai estar disponível nas versões 2018 da Nissan Pathfinder, mas é algo tão simples que qualquer hobbysta de eletrônica cria uma versão própria em minutos. Olha a oportunidade de produto!

Fonte: The Drive.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários