Meio Bit » Arquivo » Hardware » Gecko Info Pad: o tablet da comunidade

Gecko Info Pad: o tablet da comunidade

14 anos e meio atrás

Já que discutimos “tablets” e “booklets” hoje, eis mais um: o Gecko Info Pad, da NorhTec. Pelo visto, está em fase final de prototipagem e promete o seguinte:

  • Tela sensível ao toque, com 8,9 polegadas, resolução de 1024x600 pixels;
  • 512MB ou 1GB de RAM DDR2;
  • 8BG de armazenamento (via cartão SD, com outro slot livre);
  • Ethernet 10/100;
  • 3 portas USB 2.0;
  • Saída VGA;
  • roda GNU/Linux® (vem com o Ubuntu) ou Windows XP.

norhtec_infopad

Parece interessante?  Pois há duas características… insólitas, para dizer o mínimo. A primeira: ele utiliza 8 pilhas AA recarregáveis, que duram 4 horas. Isso mesmo: dessas que se usa em câmeras digitais, controles remoto… há opção para bateria de Li-Ion (duração de 6 horas) também, fica a gosto do freguês.

A segunda é a CPU: MSTI PMX-1000, também chamado Vortex86MX. É um processador compatível com o conjunto de instruções x86, roda a 1GHz e consome, pasmem, 1,9W. Como se não bastasse, já tem embutida uma GPU, controladora de memória, controladora Ethernet, USB…

Mágica? Nem tanto… o tal “conjunto de instruções x86” esconde, na verdade, um 486SX com algumas melhorias. Um núcleo pequeno, fabricado no processo de 90nm só poderia consumir pouco.

“Um 486 a 1GHz? Funciona? Fica bom?” Pois é… em tempos de Atoms e C7s, onde a velocidade é sacrificada em prol do consumo de energia, talvez seja um projeto interessante (vídeo disponível em “Leia o restante do post”). Vale lembrar que o “Info Pad” é a evolução do “Edubook”, laptop feito para crianças, com uma versão anterior do chip, que custa US$ 200,00 (lá).

Ficou interessado? A partir de novembro, no site da NorhTec, por US$ 300,00.

relacionados


Comentários