Meio Bit » Arquivo » Ciência » SpaceX prestes a completar 3 lançamentos em 9 dias

SpaceX prestes a completar 3 lançamentos em 9 dias

3 em menos de nove dias. É uma média invejável e quase inalcançável, isso para mim, claro. Elon Musk não parece ter problemas em lançar três foguetes em 9 dias, e se tudo der certo ele atingirá essa meta domingo, isso depois de dois lançamentos seguidos extremamente bem-sucedidos. Se há uma coisa de que a SpaceX pode ser culpada é fazer Espaço parecer enganosamente fácil.

7 anos atrás

bulgaria

Dessa vez quase que não foi, e quase que não foi duas vezes. A SpaceX resolveu recuperar o tempo perdido e esta lançando foguetes quase em salvas. Em 2017 já foram nove, todos bem-sucedidos. Há mais 17 lançamentos planejados, inclusive do Falcon Heavy.

No dia 23 foi lançado da Flórida o BulgariaSat-1, com 3,6 toneladas de peso, exigiu muito do Falcon 9 e ele teve que pousar na balsa, fazendo uma manobra em alta velocidade usando três motores em vez de um. Elon Musk avisou que havia boas chances de não dar certo, e o bicho realmente veio com tudo.

Uma rajada de vento tirou o Falcon de rota perto do final da descida, se fossem capazes os programas de navegação arrancariam cabelos gritando desesperados enquanto usavam jatos de N2, o propulsor manobrável e as X-Wings para manter o curso. Ele chamuscou a lateral da balsa, pousou fora de centro, mas pousou:


VideoFromSpace — Reused SpaceX Rocket Lands on Drone Ship After BulgariaSat-1 Launch

Foi complicado, segundo Musk ele usou quase todo o amortecedor de emergência, uma peça em colméia dentro dos trens de pouso, que se compacta, deforma e absorve a energia do pouso, como último recurso.

Dois dias depois foi a vez de uma constelação de 10 satélites da Iridium, decolando da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia. 9,6 toneladas de satélites, o tempo estava BEM ruim, mar agitado, ninguém botou fé, até os programas de navegação foram embora e deixaram o Pac-Man tomando conta, mas eis que…

Space Videos — SpaceX Land 13th Falcon 9 First Stage after Iridium NEXT Flight 2 Mission

ESSE eu não acreditava que conseguiria, o mar estava bem feio e a balsa balançava mais de um metro na vertical, isso é… ruim. Significa que seu foguete cairá de 1 m de altura OU acertará a balsa 1 metro antes de desligar os motores. Não bom.

Agora a SpaceX fará OUTRO lançamento: o satélite Intelsat 35e, com 6 toneladas e como vai para órbita geoestacionária, precisa de mais velocidade, o que significa que não sobrará nada nos tanques, então esse Falcon 9 será perdido caindo no mar.

Sim, eu sei, é estranho e parece errado, mas lembre-se: essa é a REGRA, fora a SpaceX todo e qualquer foguete do planeta é perdido após a primeira e única viagem. Elon Musk é que nos acostumou mal.

O lançamento será domingo, dia 2/7 às 21:36, como sempre o streaming via YouTube pode ser achado no site da SpaceX.

A equipe do Fantástico já está de prontidão caso Elon deseje pedir música.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários