Carlos Cardoso 6 anos atrás
Dessa vez quase que não foi, e quase que não foi duas vezes. A SpaceX resolveu recuperar o tempo perdido e esta lançando foguetes quase em salvas. Em 2017 já foram nove, todos bem-sucedidos. Há mais 17 lançamentos planejados, inclusive do Falcon Heavy.
No dia 23 foi lançado da Flórida o BulgariaSat-1, com 3,6 toneladas de peso, exigiu muito do Falcon 9 e ele teve que pousar na balsa, fazendo uma manobra em alta velocidade usando três motores em vez de um. Elon Musk avisou que havia boas chances de não dar certo, e o bicho realmente veio com tudo.
Uma rajada de vento tirou o Falcon de rota perto do final da descida, se fossem capazes os programas de navegação arrancariam cabelos gritando desesperados enquanto usavam jatos de N2, o propulsor manobrável e as X-Wings para manter o curso. Ele chamuscou a lateral da balsa, pousou fora de centro, mas pousou:
Foi complicado, segundo Musk ele usou quase todo o amortecedor de emergência, uma peça em colméia dentro dos trens de pouso, que se compacta, deforma e absorve a energia do pouso, como último recurso.
Dois dias depois foi a vez de uma constelação de 10 satélites da Iridium, decolando da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia. 9,6 toneladas de satélites, o tempo estava BEM ruim, mar agitado, ninguém botou fé, até os programas de navegação foram embora e deixaram o Pac-Man tomando conta, mas eis que…
Space Videos — SpaceX Land 13th Falcon 9 First Stage after Iridium NEXT Flight 2 Mission
ESSE eu não acreditava que conseguiria, o mar estava bem feio e a balsa balançava mais de um metro na vertical, isso é… ruim. Significa que seu foguete cairá de 1 m de altura OU acertará a balsa 1 metro antes de desligar os motores. Não bom.
Agora a SpaceX fará OUTRO lançamento: o satélite Intelsat 35e, com 6 toneladas e como vai para órbita geoestacionária, precisa de mais velocidade, o que significa que não sobrará nada nos tanques, então esse Falcon 9 será perdido caindo no mar.
Sim, eu sei, é estranho e parece errado, mas lembre-se: essa é a REGRA, fora a SpaceX todo e qualquer foguete do planeta é perdido após a primeira e única viagem. Elon Musk é que nos acostumou mal.
O lançamento será domingo, dia 2/7 às 21:36, como sempre o streaming via YouTube pode ser achado no site da SpaceX.
A equipe do Fantástico já está de prontidão caso Elon deseje pedir música.