Meio Bit » Arquivo » Games » Rockstar impede ferramenta de mods para o GTA e jogadores protestam

Rockstar impede ferramenta de mods para o GTA e jogadores protestam

Após os advogados da Rockstar conseguirem tirar a ferramenta OpenIV do ar, os amantes de mods para a série Grand Theft Auto resolveram se unir para protestar contra a empresa.

7 anos atrás

Eu sempre digo que os mods são uma das coisas mais legais dos games, com alguns deles tendo feito com que jogos se transformassem em lendas e/ou permanecesse vendendo muito mesmo anos após seus lançamentos. Um grande exemplo neste sentido é o Grand Theft Auto V, título que apesar de toda a sua qualidade, se beneficiou bastante da criações da comunidade.

Quando se trata do jogo da Rockstar, uma das ferramentas mais conhecidas é a OpenIV, um editor e gerenciador de arquivos voltados principalmente para a parte single-player do jogo, mas que segundo o estúdio, vinha sendo utilizado para a criação de trapaças para o modo multiplayer. Alegando que isso prejudicava a experiência de milhares de pessoas, a Rockstar acionou seu advogados e além do OpenIV, eles conseguiram encerrar as atividades de várias outras ferramentas para criação de modificações.

A investida deu início então a uma resposta por parte dos jogadores e ela veio através das avaliações do GTA V no Steam, que despencaram vertiginosamente nos últimos dias, como pode ser visto na imagem abaixo publicada pela conta do site Steam Spy.

Além disso, algumas pessoas decidiram criar um abaixo-assinado chamado Save OpenIV, onde o objetivo evidentemente é tentar conversar a Rockstar a liberar a ferramenta. Segundo a descrição da campanha, centenas, talvez milhares de pessoas compraram o Grand Theft Auto: San Andreas, o Grand Theft Auto IV e o Grand Theft Auto V apenas para modificá-los.

Encerrar o OpenIV deixará 10.000 pessoas sem poderem modificar seus jogos, deixando 10.000 pessoas sem a habilidade de continuar seus hobbies,” argumenta o autor do pedido. “Todas as modificações usadas pelo OpenIV são para o uso exclusivo no single-player, apenas para deixar o jogo mais divertido. O software nunca foi utilizado para a criação de mods para o multiplayer do Grand Theft Auto Online, então ele não prejudica ninguém.

Com quase 60 mil pessoas já tendo assinado o pedido, particularmente acho difícil a Rockstar ceder neste caso, mas tenha o estúdio razão ou não, a verdade é que eles compraram uma briga tremenda com parte dos seus consumidores e acredito que essa história ainda terá muitos capítulos.

Na minha opinião, todo esforço para acabar ou diminuir as trapaças online é válido. Eu só não sei se a intenção da Rockstar era realmente essa ou se eles apenas arrumaram uma desculpa para acabar com os mods para seus jogos, o que se for o caso, acho uma tremenda idiotice.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários