Dori Prata 1 ano e meio atrás
Quando em setembro de 1993 Ryan Brant fundou a Take-Two Interactive, ele não tinha como imaginar isso, mas estava criando um monstro. Tendo se formado na faculdade no ano anterior, sua aposta deu muito certo, empregando hoje mais de 12 mil pessoas e contando com um faturamento anual superior a US$ 5 bilhões. E muito desse sucesso se deve a uma franquia, a Grand Theft Auto.
Ao olharmos para o GTA V, o jogo segue vendendo muito bem e durante um evento para acionistas, o CEO da Take-Two, Strauss Zelnick, aproveitou para comemorar o impressionante desempenho.
“As vendas do Grand Theft Auto V superaram a nossa expectativa e até o momento, o título vendeu mais de 205 milhões de unidades em todo o mundo,” declarou o executivo. “O Grand Theft Auto Online também excedeu os nossos planos, guiado por um engajamento sustentável... o ímpeto também continuou com o GTA+, já que a Rockstar aumentou a adesão de assinantes em 35% no último ano.”
Contudo, não pense que a empresa pretende continuar colocando todos os ovos em uma única cesta. Ao olhar para o futuro, Zelnick afirmou que eles não podem apostar apenas nas franquias que já fizeram sucesso.
“Temos muitas propriedades intelectuais. Sabemos que se lançarmos uma sequência, será uma proposta de menor risco do que uma nova propriedade intelectual, mas tudo se degrada e mesmo com a maioria das nossas sequências para franquias tendendo a se saírem melhor que o lançamento anterior — e estamos orgulhosos disso porque esse não é o padrão da indústria.
A verdade é que existe uma coisa chamada decadência e entropia, e isso é uma característica da física, da vida humana e de tudo que existe na Terra. E então, no fim das contas, tudo decai, incluindo títulos de sucesso. Então, se não estamos tentando coisas novas e criando uma nova propriedade intelectual, estamos — dizer que estamos descansando sobre os louros realmente é um eufemismo. Estamos realmente correndo o risco de queimar os móveis para aquecer a casa, e isso não acaba bem.”
Ele então afirmou que o índice de acertos da Take-Two Interactive é bastante alto quando comparado ao resto da indústria, o que lhes dá alguma segurança na hora de investir em novas marcas. Além disso, o CEO lembrou de quando chegou à editora e das apostas que fizeram na época, quando o risco era muito maior e as franquias criadas lá, dão frutos até hoje.
Porém, por mais que a empolgada declaração possa ser vista com bons olhos por todos que criticam o investimento pesado que as empresas fazem em continuações, na prática, o posicionamento de Strauss Zelnick parece ir pelo caminho inverso.
No dia em que aconteceu a reunião com os acionistas, a Take-Two anunciou a venda da Private Division, selo criado em 2017 e cujo objetivo era justamente financiar a produção de jogos de menor porte, no estilo indie. De lá saíram títulos como The Outer Worlds, Kerbal Space Program 2 e No Rest for the Wicked, mas segundo Zelnick, eles “não eram grandes no contexto das principais propriedades intelectuais da 2K e da Rockstar.”
Quanto a isso, não há o que questionar, principalmente quando estamos falando de uma empresa que, a menos que há dê errado, está a cerca de um ano de lançar o potencial maior jogo da década. Porém, quando o Grand Theft Auto VI chegar, a atual geração de consoles estará cada vez mais perto do fim, o que tem preocupado algumas pessoas.
O que muitos temem é que o jogo não tenha um bom desempenho nos atuais videogames, com esse receio sendo ainda maior quando olhamos para o mais fraco deles, o Xbox Series S. Será que o “console de entrada” da Microsoft conseguirá rodar bem o próximo capítulo da franquia? Pois Zelnick afirmou estar tranquilo quanto a isso.
“Veja, nós apoiamos as plataformas onde os consumidores estão, enquanto eles estiveram lá e encontramos uma maneira de apoiar as plataformas apesar dos diferentes níveis de tecnologia,” garantiu. “Nossos selos são realmente bons nisso, eu não estou realmente preocupado.”
Esse comentário é interessante, pois teoricamente eleva a possibilidade do sucessor do Nintendo Switch também receber o GTA VI. Contudo, se muitas pessoas desconfiam que até o PlayStation 5 ou o Xbox Series X sofrerão para rodar o jogo, as equipes responsáveis por essa possível conversão teriam um belo trabalho pela frente.
Também chama a atenção a maneira como Strauss Zelnick se referiu ao PC durante a reunião, dizendo acreditar que a plataforma “continuará sendo uma parte cada vez mais importante do negócio de consoles” e que não é complicado para eles lhes dar suporte. No entanto, embora uma versão do Grand Theft Auto VI para computadores deva acontecer algum dia, o jogo foi anunciado apenas para o PlayStation 5 e Xbox Serie S|X.
E já que estamos falando da série, essa semana tivemos uma bela surpresa relacionada ao Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition. Lançado há três anos e tendo se tornado alvo de duras (e merecidas) críticas, a coletânea recebeu uma atualização que a tornou muito melhor, tanto no PC quanto nos videogames da Sony e da Microsoft.
Entre as novidades trazidas pela Take-Two, a que mais se destaca é o Modo de Iluminação Clássico, algo que já havia aparecido na versão do jogo para dispositivos mobile e que visualmente aproxima as remasterizações das versões originais da trilogia 3D.
Além disso, agora os jogos contam com melhores efeitos de fogo, chuva, neblina e vidros quebrados. Também foram implementadas novas animações e diversas melhorias de qualidade de vida, como a possibilidade de pausar as cenas não-interativas e até mesmo poder correr enquanto apontamos algumas armas.
GTA SA Defintive Edition after the New Patch
Left old Right New pic.twitter.com/kxBij35K4z— Besk (@BeskInfinity) November 12, 2024
Como essa nova versão pode ser desativada, cabe ao jogador decidir qual estilo mais lhe agrada, mas para quem quiser ter uma experiência próxima a de quando tais jogos foram lançados, essa é uma novidade muito bem-vinda.
Sim, demorou muito para a correção ser feita, mas pelo menos ela aconteceu e ao que tudo indica, isso só foi possível após a Take-Two tirar a Grove Street Games do projeto. Responsáveis pela criação dessa remasterização, com essa recente atualização o nome do estúdio deixou de ser citado e a dúvida é se a atual versão foi feita pela Video Games Deluxe, que criou o GTA Trilogy para mobile, ou pela própria Rockstar.
De qualquer forma, agora parece ser um bom momento para dar uma chance à coletânea, seja para relembrar três jogos fantásticos, seja para simplemente conhecê-los.