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S.T.A.L.K.E.R. Trilogy leva a série para os consoles

Com melhorias na parte visual e adaptada para controles, trilogia S.T.A.L.K.E.R. finalmente chega aos consoles e nos prepara para a tão aguardada continuação

07/03/2024 às 8:13

Embora a ideia de que alguns gêneros não funcionam nos consoles tenha ficado no passado, certos jogos nos passam a impressão que só dariam certo no PC. A série S.T.A.L.K.E.R. é uma que sempre me fez pensar assim, mas graças ao esforço da GSC Game World, agora podemos explorar a região de Chernobyl nos videogames da Sony e Microsoft.

S.T.A.L.K.E.R. Legends of the Zone Trilogy

Crédito: Divulgação/GSC Game World

Com o nome S.T.A.L.K.E.R. Legends of the Zone Trilogy, essa coletânea funciona como uma remasterização dos três primeiros títulos criados pelo estúdio ucraniano, com algumas melhorias na parte visual, mas principalmente, um novo sistema para que os jogos pudessem ser aproveitados com controles.

Quem falou sobre esse processo de adaptação foi Zakhar Bocharov, assessor de imprensa da GSC Game World.

“O S.T.A.L.K.E.R. tem sido uma franquia para PC por muito tempo, então a prioridade chave estava concentrada em adaptar a experiência para os consoles como um todo (incluindo, mas não estando limitado, a suporte nativo a controles para as interfaces dos consoles)”, explicou. “Criamos tudo do zero, garantindo que o jogo fosse tanto fácil quanto confortável de se jogar.”

Entre essas mudanças, uma das principais é a roda de seleção de armas, que promete facilitar muito o processo de escolha do que usaremos para atacar as muitas ameaças presentes nos jogos. A equipe também implementou um novo menu de navegação e alterou o sistema de mira, tudo para garantir que mesmo sem a dupla teclado e mouse, a experiência dos jogadores seja a melhor possível, mas sem que fosse perdida a sensação de estarmos explorando um lugar tão perigoso.

Segundo Bocharov, a vontade de levar a trilogia S.T.A.L.K.E.R. para os consoles era um desejo antigo e com o lançamento do segundo jogo estando previsto para setembro deste ano, eles definiram a meta de disponibilizar essa adaptação no início de 2024, para que todos tivessem tempo de jogá-la e se preparar para a continuação.

S.T.A.L.K.E.R. Legends of the Zone Trilogy

Crédito: Divulgação/GSC Game World

Disponibilizada para PlayStation 4 e Xbox One, a S.T.A.L.K.E.R. Trilogy pode ser jogada no PlayStation 5 e Xbox Series S|X através da retrocompatibilidade. O interessante é que, segundo a GSC Game World, ainda este ano a coletânea receberá uma atualização para os atuais consoles que trará “melhorias gráficas adicionais e outros recursos.”

Como tal declaração foi feita em um site da Microsoft, o estúdio citou o upgrade apenas para os atuais consoles da empresa. Porém, acredito que ele deverá ser lançado também para o PlayStation 5.

Outro detalhe que merece ser mencionado é o suporte a mods, recurso que também foi prometido para ser implementado nos próximos meses. Por se tratar de algo tão raro nos consoles, a iniciativa da GSC Game World deverá servir como mais um chamariz para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de conhecer a série.

Crédito: Divulgação/GSC Game World

Lançado em 2007, S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl nos colocava numa realidade alternativa em que um segundo desastre aconteceu na Zona de Exclusão de Chernobyl. Entregando um grande mapa aberto para ser explorado e uma história não-linear, aos poucos ele foi ganhando admiradores, muito devido à sua magnífica ambientação, elementos de RPG e de jogos de sobrevivência.

Nos anos seguintes ele receberia duas continuações, Clear Sky e Call of Pripyat, conteúdos esses que estão presentes na trilogia para consoles e que expandiram consideravelmente aquele universo. E como o S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chornobyl começará logo após os eventos mostrados naqueles jogos, conhecê-los ajudará bastante a nos ambientarmos.

“O S.T.A.L.K.E.R. não tem esse status cult à toa,” defendeu Bocharov. “A mistura de gêneros (FPS/terror/Simulador imersivo), o ciclo de jogabilidade altamente envolvente, o mundo único da The Zone — tudo isso tem atraído novos stalkers por mais de 16 anos. A palavra ‘único’ descreve essa experiência perfeitamente. Por ser uma experiência bastante hardcore, esse pode não ser o tipo de jogo que você joga todos os dias, mas a nossa super dedicada base de fãs prova um fato simples: se você entrar neste mundo, ficará preso a ele por muitos anos.”

Crédito: Divulgação/GSC Game World

Concordo com o sujeito, mas se você tiver ficado interessado em dar uma chance a esses jogos nos consoles, pelo menos aqui no Brasil haverá uma diferença gritante entre as versões para Xbox e PlayStation: o preço. Enquanto no videogame da Microsoft a trilogia está saindo por R$ 107,99, no da Sony o valor a ser pago será de absurdos R$ 214,90!

Qual a explicação para tamanha diferença? Não sei, mas o fato é que no Xbox o valor pedido pela trilogia é muito mais acessível, principalmente ao notarmos que lá fora ela está sendo vendida por US$ 39,99. O que está me segurando a comprá-lo, por enquanto, é não saber como está o desempenho no Xbox One. No vídeo abaixo podemos ver os jogos rodando em um Series X e nele a fluidez é muito boa. O que temo é que no seu antecessor a taxa de frames seja muito inconstante.

Enfim, ver jogos tão bons chegando a um novo público é algo que sempre comemorarei e só lamento por essa remasterização não trazer os textos localizados para o nosso idioma e a versão para PC não ter recebido as melhorias implementadas nos consoles. Por lá, a melhor solução parece mesmo recorrer às modificações criadas pela comunidade.

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