Ronaldo Gogoni 6 anos atrás
Se você aguarda ansiosamente pela sequência do clássico Beyond Good and Evil há quase uma década, sinto desaponta-lo: a Ubisoft revelou pouquíssimas informações a respeito da esperada sequência, se limitando a mostrar um CGI e dizer que “estão trabalhando” no game, que não tem data de lançamento e sequer previsão de quais plataformas o receberão.
E ah, o projeto original de Michel Ancel foi completamente descartado.
A ideia inicial para Beyond Good and Evil 2 era de uma sequência direta do original, trazendo Jade e Pey'j de volta em grande estilo e qualidade. Os dois trailers compartilhados anos atrás, uma CGI e uma demonstração do gameplay mantiveram os fãs interessados por anos, mas uma série de atrasos aliados à um Ancel sem um pingo de pressa para entregar um game que superasse todas as expectativas, o que o fez desistir de lança-lo para a sétima geração foi diminuindo o frisson em torno do título, que sinceramente nunca foi mais do que vapor.
Várias e várias informações desencontradas foram veiculadas, desde que Ancel saiu do projeto a de que a Nintendo estaria financiando seu desenvolvimento, mas a é que Beyond Good and Evil 2 levou anos para meramente sair do papel. Ele entrou em pré-produção ano passado, dando indícios de que agora a coisa iria andar e logo teríamos um anúncio oficial, mas isso não aconteceu.
Ontem, encerrando a conferência da Ubisoft na E3 2017 o game enfim deu as caras, mas logo o público tinha ainda mais perguntas do que respostas.
O que aconteceu é que a Ubisoft pegou todo o trabalho original planejado para o game e o descartou solenemente, dando início a um novo projeto completamente diferente. Beyond Good and Evil 2 deixa de ser uma sequência e se torna uma prequel, trazendo acontecimentos antes de Jade nascer segundo a Ubisoft. Temos vários novos personagens como a mecânica Shani, o homem-macaco Knox e a misteriosa Dakini, a capitã da espaçonave que aparece no teaser em CGI.
Fora isso mais nada. Não há previsão de lançamento, gameplay, quais plataformas o receberão, absolutamente nada. O site oficial traz algumas informações adicionais e oferece um programa de crash testing para interessados a jogarem o game em primeira mão e auxiliar no desenvolvimento, mas sendo bastante sincero é provável que não vejamos nada muito mais concreto antes de 2020; questiono inclusive se ele realmente irá sair para consoles desta geração.
Não serei hipócrita a ponto de dizer que não gostei do que foi apresentado, pelo contrário: estou muito feliz ao saber que a Ubisoft ainda tem esperanças de lançar Beyond Good and Evil 2 e a preocupação da Montpellier em representar a diversidade humana étnica e cultural alcançando as estrelas, mas por outro lado mantenho os pés no chão ao compreender que o game não está nem perto de estar finalizado, logo ainda vão demorar uns bons anos até o lançamento.