Meio Bit » Arquivo » Internet » Caí no bueiro. E agora, quem poderá me ajudar?

Caí no bueiro. E agora, quem poderá me ajudar?

14 anos e meio atrás

Se você caísse num bueiro, e tivesse à mão um smartphone, o que você faria primeiro?

  1. Ligaria para a mamãe;
  2. Ligaria para a Polícia;
  3. Chamaria o Chapolim Colorado;
  4. Avisaria seus amigos no Facebook.

Se você escolheu uma das três primeiras, parabéns! Mas se escolheu a quarta, não há motivos para priarmos cânico. Pelo menos, não na Austrália.

No último domingo, duas garotas australianas de 10 e 12 anos caíram num bueiro, e munidas de um celular, ao invés de ligarem para o 000, o correspondente local ao 193 brasileiro, mandaram uma mensagem para o Facebook. Para a sorte da dupla, um amigo delas na rede social estava online no momento da atualização, e ao ler a mensagem, comunicou as autoridades que, enfim, foram resgatar as duas perdidas.

Embora inusitado e, até certo ponto, engraçado, esse episódio revela alguns problemas que Glenn Benham, do MFS (Metropolitan Fire Service), classifica como “preocupantes”. Se as meninas tinham condições para atualizar o Facebook, poderiam perfeitamente ter ligado para pedir ajuda. Faltam informações básicas para a nova geração, informações essas que a escola e família deveriam ensinar. Hoje foi uma queda num bueiro, mas poderia ter sido algo mais grave, do tipo que uma mensagem no Facebook não resolveira.

Terry Flew, professor de mídia e comunicação na Universidade de Tecnologia de Queensland, resumiu bem o ponto central desse problema: “dizer que ‘elas deveriam ter chamado os serviços de emergência’ não é o bastante, o ponto é o fato delas não o terem feito, e precisamos pensar o porquê disso, e quais estratégias podem ser tomadas no futuro”.

Fonte: ABCnews.

relacionados


Comentários