Dori Prata 6 anos atrás
A primeira vez que ouvi falar no The Long Journey Home, fiquei fascinado por sua proposta. Nele comandamos um grupo de astronautas cuja missão é ir até Alfa Centauri, mas que ao tentar usar a dobra espacial para encurtar a viagem, descobrem que algo deu errado. Eles precisam então encontrar uma maneira de voltar para casa, mas isso está longe de ser algo simples.
Embora o enredo possa parecer um tanto batido, o que chama a atenção no jogo é o fato de que as partidas serão geradas proceduralmente, nos colocando em contato com raças alienígenas diferentes e com as histórias que conheceremos sendo bastante diferentes umas das outras. Mesmo os tripulantes que escolhermos para a aventura oferecerão situações distintas, fazendo com que o incentivo a jogarmos novamente torne a vida útil do game bem grande.
Porém, ao tentar replicar o desafio que uma exploração espacial enfrentaria, a Daedalic acabou fazendo com que o The Long Journey Home tivesse uma nível de dificuldade bem alto, punindo os jogadores por qualquer deslize cometido e fazendo com que encontrar recursos para a viagem fosse uma tarefa bastante dura.
As reclamações não demoraram para surgir e mostrando que está de olho no que a comunidade tem a dizer, o estúdio lançou uma atualização que promete diminuir bastante a dificuldade para exploradores menos experientes. Neste novo nível será muito mais fácil pousar a nave, além do procedimento consumir menos combustível e mesmo as ameaças nos planetas serão mais brandas. Também podemos ficar despreocupados quanto aos recursos, que serão mais abundantes e mais valiosos quando os vendermos. Nesta nova dificuldade ainda teremos um número menor de encontros com piratas, o veículo utilizado para descermos nos planetas será mais resistente e até mesmo a janela para entrar nas atmosfera será mais ampla.
De acordo com a desenvolvedora, o novo Story Mode é indicado a jogadores que não possuem tempo ou paciência para encarar todo o caos que o The Long Journey Home tem a oferecer, preferindo apenas explorar e conhecer sua história. Já para aqueles que procuram uma experiência mais próxima do que o estúdio tinha imaginado inicialmente ou mesmo uma maior dificuldade, poderão encarar os Adventure (antes conhecido como Explorer) Mode e o Rogue Mode.
Confesso que na primeira chance que dei ao jogo achei sua dificuldade bem alta e intimidadora. Por isso é bom saber que agora temos a opção de o experimentarmos de uma maneira mais amistosa e depois de algumas incursões nesta nova dificuldade, talvez eu me sinta mais a vontade para sofrer um pouco mais no The Long Journey Home.