Meio Bit » Games » A lenda de Sheng Long

A lenda de Sheng Long

Nascido de um erro e popularizado por uma brincadeira, Sheng Long se tornou uma das maiores lendas urbanas dos videogames e agora pode ser enfrentado

30 semanas atrás

No início da década de 90 a Capcom conquistou o mundo. Com o Street Fighter II: The World Warrior a empresa criou um dos jogos mais influentes de todos os tempos e apesar dos seus personagens terem se tornado ícones da cultura pop, um deles foi fruto de uma brincadeira e acabaria se tornando uma lenda. Eis que mais de três décadas depois, Sheng Long finalmente surge como um desafiante.

Sheng Long

Crédito: Reprodução/SNES Central

A história do misterioso Sheng Long começa pouco depois de o fliperama chegar às lojas dos Estados Unidos. Conforme as pessoas se amontavam em torno daqueles gabinetes e tentavam entender a mecânica do Street Fighter II: The World Warrior, as conversas corriam soltas e criatividade é algo que sempre foi abundante entre os frequentadores daqueles estabelecimentos.

Eu cansei de ouvir pessoas dizendo que o nome do Guile, na verdade, era G. Uile, com a primeira letra se referindo a General. O que dizer então dos nomes dados para os golpes desferidos pelos lutadores? Tiger Robocop, Alex Full, Yoga Vai, Cuz Cuz... Meu Deus!

Mas não era apenas nos botecos cariocas em que a molecada formulava as mais mirabolantes teorias. Lá nos Estados Unidos as pessoas por muito tempo ficaram intrigadas com uma frase dita pelo Ryu quando ele vencia as lutas. Numa tradução livre, era: “Você precisa derrotar o Sheng Long para ter uma chance.” A pergunta que muitos se faziam era: quem diabos é Sheng Long?

Sem termos acesso à internet e com a comunicação com os desenvolvedores sendo quase impossível na época, aquela dúvida permaneceu por quase um ano, quando a revista Electronic Gaming Monthly (EGM) “acabou” com o mistério. Na página 60 da edição de abril de 1992, o periódico explicou como enfrentar o lendário lutador.

O primeiro passo seria escolher o Ryu e a partir dali, encarar um desafio praticamente impossível de ser superado. Isso porque, além de termos que vencer todas as batalhas sem tomarmos um golpe, ao chegar no M. Bison precisaríamos empatar dez rounds seguidos com o chefão e o pior, sem o acertamos.

Sheng Long

Crédito: Reprodução/Street Fighter Wiki

Caso alguém conseguisse a façanha, Sheng Long cairia do alto da tela, jogaria o Bison para fora do estágio e com o timer parado no número 99, teríamos pela frente uma luta de vida ou morte. E acredite, segundo a EGM, seria provável que não conseguíssemos derrotar o sujeito.

Além de ter a habilidade de agarrar os adversários no ar, o lutador podia disparar Hadoukens mais rápidos que o Sagat, seu Shoryuken era envolto em chamas e seu chute giratório podia deixar a Chun Li com inveja. Some a isso golpes que tiravam muito mais energia que os dos demais World Warriors. Só havia um problema, tudo isso era mentira.

Sim, após receber inúmeras cartas perguntando como podíamos enfrentar a suposta pessoa mencionada por Ryu, a revista decidiu entrar na dança e como brincadeira de 1º de abril, inventou a história. Traznedo inclusive algumas imagens do lutador, dois fatores ajudaram a fazer com que a história ganhasse força: sua replicação por várias outras publicações em todo o mundo; e o manual da versão norte-americana do Street Fighter II para o Super Nintendo, que dizia que Ryu e Ken aprenderam a lutar com o Mestre Sheng Long.

Curiosamente, o jogo para o console da Nintendo não contava com a célebre frase do Ryu após as vitórias, com ele dizendo algo como “Você precisa derrotar meu Soco do Dragão para ter uma chance.” Pois isso nos leva à explicação de quem, ou o que, era o tal Sheng Long.

Quando a Capcom fez a localização do fliperama para os Estados Unidos, a pessoa responsável se atrapalhou com as palavras shō ryū, que se referia ao golpe Shōryūken. Em chinês, o “gancho voador” podia ser traduzido para shēng lóng, então, ao invés de traduzir a frase para “Se não pode superar o Shoryuken, você não pode vencer”, o tradutor chegou à versão equivocada — e dúbia.

O legado de Sheng Long e a eventual aparição

Sheng Long

Sheng Long imaginado por Clint Felker (Crédito: Reprodução/ArtStation)

Mas aquela brincadeira ainda renderia muito. Percebendo o interesse do público no imaginário lutador, a Capcom criaria um personagem bastante poderoso para ajudar a promover o Super Street Fighter II Turbo. Conhecido como Akuma, o jogador precisaria preencher alguns requisitos para enfrentá-lo, como não usar continues e ter uma pontuação superior a 1,2 milhão. Assim, o demônio de cabelos vermelhos derrotaria o M. Bison com um Shun Goku Satsu e estaria pronto para nos desafiar.

Já em 1997, a EGM aproveitaria o eminente lançamento do Street Fighter III: New Generation para reviver a pegadinha, garantindo que no jogo o Sheng Long finalmente daria as caras. Supostamente mais poderoso que o Akuma, tal rumor nunca se confirmou e a primeira vez em que o Sheng Long seria (oficialmente) mencionado em um jogo da franquia seria no Street Fighter: The Movie. Nele o lutador é descrito como mestre de Ken e Ryu, além de irmão do Akuma.

Um detalhe interessante é que a possibilidade do personagem aparecer no jogo existiu, com a captura dos movimentos do ator tendo chegado a acontecer. Segundo Alan Noon, que trabalhou como game designer do título baseado no famigerado filme Street Fighter: A Última Batalha, foi a falta de tempo o que acabou impedindo a inclusão do Sheng Long.

Alguns anos depois, quando se preparava para o lançamento do Street Fighter IV, o produtor Yoshinori Ono concedeu uma entrevista à EGM onde sugeriu que uma brincadeira feita pela revista no passado poderia aparecer no jogo. Aquilo foi o suficiente para as pessoas ligarem os pontos, mas alguns meses depois veio uma certa decepção: o personagem em questão era o Gouken, mestre de Ryu e Ken, além de irmão mais velho do Akuma.

Ryu e Gouken (Crédito: reprodução/Nareg Timbol-Asrabian/ArtStation)

Aquela podia ser o fim da história, tratando-se apenas de uma mudança de nomes, mas quando em 2017 a Capcom incluiu — mesmo que em tom de brincadeira — o perfil do Sheng Long no site Shadaloo C.R.I., a lenda foi revivida. Porém, nós ainda precisaríamos de mais seis anos para ter a oportunidade de enfrentá-lo.

Isso só se tornou possível com a chegada do Street Fighter 6 e o modo World Tour. Nele teremos que nos dirigir até o prédio SiRN, localizado em Metro City, durante a missão paralela Fighty Mighty. O caminho é um pouco escondido e está repleto de inimigos, logo, recomendo conferir algum tutorial, como este aqui. Então, aqueles que se arriscarem encontrarão um dos chefes mais fortes do jogo, um personagem de nível 90.

“Saia, todos que prestam testemunho sobre mim sofrem um terrível infortúnio,” lhe dirá um ameaçador Sheng Long. “Sabendo disso, você ainda deseja me enfrentar em combate? Essa bravura nasceu da ignorância? Ou você é uma besta cuja fome exige um sacrifício cruel? Não importa. Venha. Encare -me com cada fibra do seu ser.”

Após tantos anos, esse encontro poderia ser mais cinematográfico, impressão que acaba sendo reforçada pelo visual pobre do personagem. De qualquer forma, aquilo pelo que tanto esperamos aconteceu, com a lenda finalmente podendo ser encontrada, desafiada e, com sorte, abatida.

relacionados


Comentários