Meio Bit » Arquivo » Robótica e IA » Um robô anti-gatos

Um robô anti-gatos

Gatos adoram nos irritar, é um fato. Um dos passatempos deles é determinar que todas as superfícies planas são propriedades DELES, e portanto podem jogar no chão o que quiserem. Agora um pessoal criou um robozinho com a impossível tarefa de manter mesas e bancadas livres de gatos. Em teoria, e na demonstração, funciona…

7 anos atrás

robocat

Gatos são animais fantásticos. São a única espécie que se auto-domesticou, e por mais que sejam carinhosos e dedicados, eles sabem que se quiserem nos dão um pé na bunda. Aquele seu cachorro retardado não conseguiria caçar um filé se estiver no plástico, já gatos sobrevivem e retornam à condição feral em uma geração. Quando o apocalipse zumbi chegar, 95% das raças de cachorros serão extintas, gatos apenas darão de ombros e voltarão pro mato.

Outra diferença é que você não dá ordens a um gato, no máximo sugestões, que eles costumam ignorar. A regra é clara: cachorros têm dono, gatos têm staff, e eles partem do princípio que sua vida existe para servi-los. Por isso algumas tarefas domésticas simples precisam ser planejadas, se você tem gatos.

Cozinhar, por exemplo. Você TEM que ir ao banheiro, fazer telefonemas e planejar sua agenda para não sair da bancada, do contrário VAI aparecer um gato para roubar a carne.

inside_cat_steals_piece_of_sausage

Qual a solução? Eu descobri que dar carne até o gato explodir não adianta, ele AINDA vai usar seus poderes de tornar as Leis da Física opcionais, flutuar o corpo gordo até a pia e tentar roubar o que sobrou da carne.

Isso quando eles não fazem apenas de sacanagem:


Heathsplosion — Gato malo :: Thug Life

Felizmente um grupo de engenheiros trouxe a solução: se chama CatNani, é um robozinho miniatura de US$ 55,00:

catnani

Ele fica em cima de uma mesa ou bancada. Tem um sensor de proximidade acionado por uma etiqueta na coleira do gato. Quando detecta um felino por perto, o robô se desloca até ele, tocando um alerta ultrassônico. Caso o gato permaneça no lugar, um spray de água é ativado, garantindo que um gato muito contrariado sairá em disparada pela casa.

É completamente inofensivo, possui detector de colisão para desviar de objetos na bancada, e sensores avisam se chegou nas bordas, assim ele não cai da mesa.

Meet CatNani

O projeto está em fase de captação de fundos, se for bem-sucedido teremos dado início a uma nova corrida armamentista. Não que eu tenha muita esperança, os gatos vão ganhar essa também.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários