Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Quando o USS Dallas se transformou na Frota Fantasma de Trump

Quando o USS Dallas se transformou na Frota Fantasma de Trump

Você já deve ter visto essa foto. Está pipocando nos portais de notícias como uma incrível foto vazada do mais avançado destróier americano atravessando o Canal do Panamá rumo à Melhor Coréia. Problema: TUDO na notícia é falso. Clique e veja como nascem as Fake News…

7 anos atrás

1492879114313

Você provavelmente já viu essa foto em algum portal. Uma busca rápida no Google mostra que ela está se espalhando feito risadinhas num colégio de moças vendo fotos do Bieber pelado. Dependendo do portal ela é acompanhada de manchetes mais ou menos alarmistas. A primeira vez que eu vi foi enviada por um leitor, com o seguinte screenshot, a princípio totalmente legítimo:

c-ss4suxsai78kd

É o USS Zumwalt, destróier mais avançado da Marinha dos EUA, 15 mil toneladas, 187 metros, cheio de Tomahawks e outros mísseis, capaz de proteger a frota de ataques de terra mar ar e espaço, Stealth, com a assinatura de radar de um barco de pesca, e comandado pelo capitão James Kirk (sério) mas… tem algo errado.

O Zumwalt teria atravessado o Canal do Panamá rumo à Ásia. Ok, mas o porto natal dele é… San Diego, na Califórnia. Não há motivo para atravessar o Canal. Não que não o tenha feito. O Zumwalt foi construído em Baltimore e depois de certificado e aprovado, se dirigiu ao Pacífico, mas começou a vazar água nos propulsores, e o navio de US$ 4,4 bilhões perdeu o controle e acertou uma das comportas. O Zumwalt atravessou o Canal do Panamá puxado por rebocadores. Foi reparado num estaleiro próximo e de lá navegou para San Diego. Em dezembro de 2016. Sim, a foto é da época.

Aí vamos ver a legenda com mais atenção: 7 submarinos nucleares, 12 fragatas, 3 destróiers e um encouraçado. UAU! Pena que na foto só temos o Zumwalt, mas…

O COMSUBPAC, o Comando de Submarinos do Pacífico tem 17 barcos em Pearl Harbor. No total, 24. Qual a necessidade de trazer mais submarinos do Atlântico, se tem tanta gente bem mais perto?

12 fragatas. Como assim? Os EUA não tem mais fragatas, mas o pior é… 1 Encouraçado.

O último encouraçado da marinha americana a ser desativado foi o USS Missouri.

missouri_post_refit

Encouraçados são inúteis na era dos mísseis e aviões, como foi demonstrado em Pearl Harbour e depois confirmado com o Yamato. O sujeito que viu um encouraçado no Canal do Panamá está fumando um cigarrinho de artista caprichado.

Finalizando… 12ª Frota? A 12ª Frota foi criada em 1943 e desativada em 1946.

Então, de onde veio essa história toda? De uma imagem real, feita dia 17 de abril:

1492879072145

Esse é o USS Dallas (sim, aquele mesmo), um submarino nuclear de ataque classe Los Angeles. Ele deveria ser descomissionado em 2014, teve sua vida útil estendida até 2017 e ganhou mais uns meses, não sobrou grana pra cerimônia de descomissionamento (sério). Ele está baseado em Groton, Connecticut.

Só há um problema: navios de guerra atravessam o Canal do Panamá O TEMPO TODO. Um submarino passar por lá não é notícia, ou não deveria ser, mas nos tempos modernos onde pouco conhecimento não é motivo para deter uma boa história, a mídia está HISTÉRICA. Pois bem, vou contar um segredo:

4221396001_5278381352001_5278375061001-vs

Do mesmo jeito que a grande imprensa alardeou um porta-aviões rumo à Coréia que estava a 5.000 km e navegando na direção oposta, agora criaram com base em pura desinformação uma frota de invasão que não só não existe como é composta até de navios que ninguém mais usa.

O assustador disso tudo é que as pessoas que tomam as decisões importantes estão se baseando nessas informações, e ninguém vai mudar isso pois o tesão de publicar primeiro é mais importante do que publicar certo.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários