Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Holga 120N — mais uma ressurreição

Holga 120N — mais uma ressurreição

E a Holga 120N retorna dos mortos. É sua chance de fotografar com filme de médio formato pagando pouco pelo equipamento.

7 anos atrás

E, ao que tudo indica, as ressurreições estão na moda. Existe toda uma indústria voltada para a fotografia analógica que está voltando das cinzas. Filmes clássicos serão fabricados novamente, câmeras instantâneas vendem cada vez mais, fábricas de produtos para revelação estão surgindo e, pasmem, pessoas estão procurando curso de fotografia preto e branco com filme. Entendo tudo isso. Querendo ou não, mesmo não sendo prático, fotografar e revelar seu próprio filme até que é divertido (embora não seja saudável).

Ontem ficamos sabendo que mais um morto voltou ao mundo dos vivos. Na realidade uma morta. A câmera Holga 120N vai ser fabricada novamente. A Holga foi originalmente lançada no começo dos anos 1980 como uma alternativa barata para o público chinês disparar filmes de médio formato 120. Porém, foi um sucesso entre o povo que gosta de fotografia ruim (a lomografia) como alternativa estética. Não levem a mal, eu entendo o movimento estético da lomografia (até já escrevi muito sobre ele aqui no Meiobit), só não gosto muito. A câmera foi fabricada até 2015 e foi devidamente sepultada.

Agora uma nova fábrica diz ter acesso aos moldes originais da câmera e vai voltar a produzir o equipamento. A Holga 120N trabalha com filmes médio formato 120 e pode disparar em 2 formatos. Utilizando o modo 6x6cm ela consegue fazer 6 imagens por rolo de filme. No modo 6 × 4.5cm a câmera consegue fazer 16 imagens por rolo. A câmera só possui uma velocidade de obturador (1/100) e o modo B. Temos apenas duas aberturas de diafragma (f/11 e f/8) o que restringe seu uso a situações com iluminação bem forte. Fechando o pacote temos uma sapata hot shoe (para flash manual) e um encaixe padrão para tripé.

A câmera já está em pré-venda na Free Style Photo por US$ 40,00, mas as primeiras unidades só devem ser entregues em julho de 2017. Dando uma olhada no mercado livre é possível achar unidades em bom estado da Holga original a venda. Do ponto de vista prático é uma câmera muito limitada, mas ficaria bonita na estante. Sem falar que não é todo laboratório atualmente que faz a revelação de filmes de médio formato.

relacionados


Comentários