Meio Bit » Arquivo » Internet » Refugiado da selfie com Angela Merkel está processando o Facebook

Refugiado da selfie com Angela Merkel está processando o Facebook

Refugiado sírio que tirou selfie com a chanceler alemã Angela Merkel processa o Facebook, por este não evitar que as pessoas utilizem a foto em notícias falsas (ou o chamem de terrorista).

7 anos atrás

Anas Modamani aprendeu da pior forma como o mundo dá voltas: a selfie que o refugiado sírio tirou com a chanceler alemã Angela Merkel, quando esta visitou o abrigo em que ele estava em 2015 rodou o mundo, o colocou nas capas de jornais e foi parar em noticiários, promovendo a política alemã de dar abrigo aos que fugiam da guerra. Ele foi inclusive acolhido por uma família graças à foto.

Só que não durou, e os desdobramentos recentes fizeram com que a foto virasse um meme, com Modamani sendo inclusive chamado de terrorista. Como o sírio não mais pretende que sua imagem seja mal utilizada ele resolveu bater cabeça com aquele que considera o maior responsável por seu atual infortúnio: o Facebook.

Modamani conta que teve cinco meses de bonança graças a foto, que considerava "um amuleto de boa sorte". No entanto a sorte virou quando dos ataques em Bruxelas em 2016, seguido dos demais no decorrer do ano. Diversos posts no Twitter, Facebook e sites mundo afora (a maioria de memes e notícias falsas) passaram a se referir à imagem como “Angela Merkel tira selfie com um terrorista sírio”. O refugiado foi inclusive identificado erroneamente e mais de uma vez como Najim Laachraoui, imigrante marroquino simpatizante do Estado Islâmico e um dos dois homens-bomba do atentado ao aeroporto belga. Outras montagens mostravam ele e Merkel colados no caminhão do ataque a Berlim no Natal.

Modamani acabou por retirar sua foto da internet e solicitou que todos os sites e redes sociais fizessem o mesmo, em mais um “caso Nissim Ourfali”. E tal como ocorreu com o garoto que adora ir para a Baleia tal esforço é inútil, pois uma vez na internet é impossível remover qualquer coisa, é como tirar urina da piscina com uma rede de pesca.

Anas Modamani e seu advogado Chan-Jo Jun durante audiência ontem na corte de Wurzburg, em que o Facebook é acusado de mau uso de sua imagem.

No entanto Modamani não pensa assim e contratou um advogado para cuidar desse caso. O primeiro passo foi levar o Facebook ao tribunal, já que no entendimento de Chan-Jo Jun a rede social não fez nenhum esforço para impedir o mau uso da imagem de seu cliente, e tem os meios necessários (através de algoritmos de reconhecimento) para impedir a repostagem da selfie por outrem, não importa sob que circunstâncias.

Claro que Modamani tem direito de tentar impedir que tirem onda com a sua cara, mas e em casos de sites de notícias sérios que veicularem notas sobre o processo? Este post entraria na mesma categoria. Afinal, embora seja prática corriqueira da rede de Mark Zuckerberg impedir uma foto de ser hospedada, independente do contexto pode ser algo bem ruim.

O Facebook até está tentando combater as notícias falsas, mas numa realidade onde deleta fotos de cotovelos mas mantém vídeos de tortura nem dá para dizer se farão o que Modamani deseja. E o sírio pode muito bem seguir em frente, inclusive entrando em modo full Ourfali e exigir que o Google atomize a imagem de toda a internet. Aguardemos.

Fonte: CNN.

relacionados


Comentários