Meio Bit » Arquivo » Games » Games não possuem questões morais

Games não possuem questões morais

15 anos atrás

Durante a sua vida como jogador de videogames, é muito provável que em algum momento um jogo tenha lhe colocado em uma situação “moralmente conflitante”. Salvar um ou vários personagens em detrimento de outros, roubar/mentir/matar para sobreviver ou simplesmente tirar proveio da situação, enfim, seguir o caminho da luz, ou da escuridão.

Quem gosta de viver plenamente o papel do personagem normalmente escolhe ser bom ou mal quando há essa possibilidade e títulos como Fallout, Black & White e Fable são apenas alguns dos muitos videogames disponíveis que permite ao jogador viver praticamente da maneira como quiser, mesmo que suas decisões tomadas dentro do jogo, normalmente não seriam bem aceitas pela cidade em que vivemos.

O site Destructoid resolveu então perguntar a Chet Faliszek, roteirista da Valve o que ele acha sobre o assunto e suas resposta foi a seguinte:

Nunca houve uma escolha moral que você teve que tomar em um jogo, porque você nunca teve que viver com essa escolha. Nós fazemos coisas nos jogos para que que nos comportemos melhor, para fazer com que joguemos juntos, para termos essa interação em nos jogos, mas eu não acho que sejam escolhas morais.

Não acho que os games permitam escolhas morais. Os jogos permitem que você seja mau, que faça coisas ruins. No Grand Theft Auto, eu ando por aí atropelando as pessoas e adivinhe, eu não faço isso na vida real.

Então, o ideia dos games terem escolhas morais é uma coisa esquisita para mim. Eu não acho que eles permitam essas escolhas quando penso neles. Eles possuem outra coisa, algo como escolhas estratégicas, escolhas dentro de seus mundos, mas para mim escolhas morais são algo que podem viver fora dos jogos.”

Embora eu entenda o ponto de vista de Faliszek, não concordo. Sei que ao desligar o console minhas decisões tomadas dentro do mundo virtual somem, não deixo de ser uma boa pessoa porque aniquilei uma cidade inteira com uma arma nuclear, porém, como disse anteriormente, quando parto para uma aventura, procuro tentar me imaginar como se aquilo realmente estivesse acontecendo e quais consequência minhas decisões podem causar ao restante da história.

Mesmo assim, essa é apenas a minha opinião, mas e você? O que pensa sobre o assunto?

dori_mor_03.08.09

[via VG247]

relacionados


Comentários