Carlos Cardoso 6 anos atrás
Montanhas são coisas perigosas, ainda mais cobertas de neve. Você pode estar andando serelepe e descobrir que pisou em uma camada de 20 cm cobrindo um buraco de 20 m. Você pode pular em neve firme, se jogar no chão do lado e cair em uma bolha de ar que vai colapsar e te matar de frio e sufocado.
Ou você pode descobrir que avalanches são igual aos desenhos: ocorrem se você fizer um barulho alto.
Foi o que aconteceu com um sujeito chamado Tom Oye, ele estava fazendo snowboarding no Canadá, mais precisamente em Whistler, uma cidadezinha na Colúmbia Britânica. Tudo ia lindo maravilhoso até que a neve cedeu e começou uma avalanche.
Se fosse um filme ele estaria descendo na frente, mas como era vida real foi pego no meio e isso é muito ruim. Significa que ele será engolfado pela neve, dezenas de milhares de toneladas acelerando montanha abaixo, ele no meio sendo puxado esticado rolado, polpificado.
Exceto que neve é apenas um fluído muito denso (calaboca, André) e assim como George McFly, Tom preferiu escolheu sua própria densidade. Assim que viu a avalanche ele acionou seu JetForce, um airbag para avalanches que vale cada um dos US$ 1.000,00 que custa.
O negócio é surpreendentemente simples: você puxa uma corda, ele infla um airbag, que é muito menos denso que a neve da avalanche, então você bóia.
Para Tom tudo não passou de um susto, mas poderia ser bem, bem diferente. No vídeo abaixo vemos o acidente inteiro, incluindo o inevitável “oh shit”. Note que ele acionou o airbag imediatamente, e por isso ficou na superfície da avalanche. Dá pra ouvir o barulho do motor re-inflando o equipamento vários vezes, pois é importante que mesmo furado ele continue cheio, serve também para sinalizar a posição do sujeito na neve:
Tom Oye — Not how I planned on starting the morning...stay safe out there kids!
Pensando bem depois dessa um São-Bernardo com conhaque seria uma boa idéia.