Ronaldo Gogoni 6 anos atrás
A ASUS também levou um caminhão cheio de novidades para a CES 2017, mas vale destacar os novos smartphones de ponta da companhia: conforme vazamento recente foi apresentado o Zenfone AR, o segundo smartphone compatível com Google Tango e MUITA memória RAM e o Zenfone 3 Zoom, com um excelente conjunto de câmeras e zoom óptico, além de uma generosa bateria.
Falemos primeiro do Zenfone AR, que já deu as caras por aqui graças a uma presepada da Qualcomm. Ele é preparado para Realidade Aumentada principalmente por ser completamente compatível com o Google Tango, aquela tecnologia que mapeia ambientes em tempo real tal qual um Kinect de bolso. O projeto de visão computacional é tão poderoso e promissor que até a NASA o levou para o espaço.
O Zenfone AR é o segundo smartphone 100% Tango-ready (o primeiro foi o Lenovo Phab 2 Pro) mas é o primeiro a combiná-lo com o Daydream, a plataforma do Google para desenvolvimento e distribuição de conteúdos de RV e RA.
No mais o foblet é um tanque: SoC Snapdragon 821, quad-core Kryo com dois núcleos 2,35 GHz, dois de 1,6 GHz e GPU Adreno 530, modelos com estonteantes 6 ou 8 GB de RAM, bem como versões com 32, 64, 128 ou 256 GB de espaço interno (expansível via Micro-SD até 2 TB), display de 5,7 polegadas com resolução Quad HD (515 ppi), conjunto de câmeras duplo com 23 megapixels e abertura f/2,0; além de outra de rastreamento de movimento e outra para detecção de profundidade para fazer o Tango funcionar.
Completam o conjunto Dual-SIM com bandeja híbrida (você usa ou dois chips ou um e o Micro-SD), Bluetooth 4.2, NFC, A-GPS, GLONASS, BDS, conector USB Type-C 2.0, bateria de 3.300 mAh e Android 7.0 Nougat, até para dar suporte às tecnologias de RA.
O Zenfone AR chega às lojas no segundo semestre; seu preço não foi revelado.
Já para usuários que não desejam brincar com tecnologias de Realidade Aumentada mas que desejam ao menos um smartphone de ponta com um bom conjunto de câmeras, a bola da vez é o Zenfone 3 Zoom. Diferente do modelo original o novo smartphone não conta mais com aquela protuberância na traseira para fornecer zoom óptico. Assim como o iPhone 7 Plus, ele conta com um conjunto de 12 MP composto por uma lente grande angular com abertura f/1,7 e outra com distância focal de 59 mm, o que resulta em um zoom de 2,3×. Nada mal para um smartphone.
Não obstante, a ASUS destaca a generosa bateria de 5.000 mAh do Zenfone 3 Zoom: segundo a empresa ela resiste até 6 horas e 20 minutos de filmagem em 4K ininterrupta, o que sinceramente eu pagaria para ver. Com tanta capacidade, o smartphone também pode ser utilizado como bateria externa.
Embora não tenha soluções mecânicas como o Zenfone Zoom, o novo aparelho conta com uma abertura muito maior e deve ser excelente para tirar fotos noturnas, algo em que seu antecessor não era tão bom. Completam o kit um SoC Snapdragon 625, octa-core Cortex-A53 com clock de 2 GHz e GPU Adreno 506, modelos de até 4 GB de RAM e com 32, 64 ou 128 de espaço interno (expansível até 2 TB), display de 5,5″ com resolução Full HD (401 ppi), Dua-SIM com bandeja híbrida, Bluetooth 4.2, NFC, A-GPS, GLONASS, BDS, conector USB Type-C 2.0 e Android 6.0 Marshmallow.
O Zenfone 3 Zoom começa a ser vendido em fevereiro, mas o seu preço também não foi revelado.
Clique abaixo para ver um resumo da apresentação da Asus na CES 2017.