Carlos Cardoso 6 anos atrás
Em 1940 a Guerra ia muito bem. Para Hitler e seu plano de fazer a Alemanha grande novamente. Já para os Aliados, a coisa estava preta. Sob o comando de um general Francês as tropas europeias se posicionaram na França para enfrentar a máquina de guerra alemã. Contavam com aquela brilhante obra de engenharia, a Linha Maginot, que os alemães venceram contornando as posições de defesa fixas.
Erro em cima de erro, os Aliados levaram uma piaba, foram recuando até literalmente o chão acabar. Cercados por todos os lados, ingleses, canadenses, poloneses, belgas, holandeses e até franceses formaram uma linha defensiva desesperada na cidade de Dunquerque, no norte da França.
As forças alemãs, vendo que os inimigos estavam encurralados, decidiram cessar o ataque, para reorganizar suas unidades, remuniciamento, descanso e planejar com calma o ataque final. Nesse momento Winston Churchill discursou no Parlamento Inglês, falando que aquela era a maior derrota militar da Inglaterra em séculos, e que os soldados precisavam da ajuda do povo.
Foi organizada em questão de dias a Operação Dínamo, a maior operação de resgate da História. Destroyers ingleses e barcos de desembarque foram mobilizados para resgatar os combatentes mas eram mais de 300 mil soldados. Em pouquíssimo tempo os Alemães iriam dizimar a praia.
Nesse momento o povo inglês entrou em ação. De todas as partes do país, alguns até da Escócia, barcos de todos os tipos e tamanhos se dirigiram para a zona de guerra. Indiferente ao risco donos de iates de luxo e barcos de pesca tinham que brigar com a Marinha, que queria oficiais experientes no comando dos barcos.
A frota tinha mais de 800 barcos, e entre 26 de maio e 4 de junho de 1940, 338.226 soldados foram resgatados. Virtualmente todo o equipamento de combate, como armas, tanques e até capacetes foi deixado para trás.
Uma derrota que seria terrível para o espírito da população foi transformada naquilo de que são feitas as rebeliões: esperança.
Agora Christopher Nolan escreveu produziu e dirigiu um filme contando essa história. Em tempos de Rogue One até faz sentido um filme baseado em algo que tecnicamente é uma derrota militar transformada em momento de glória.
A estréia está marcada para julho nos EUA. Aqui o primeiro trailer: