Meio Bit » Arquivo » Internet » Novas funções do Instagram: fotos que se autodestroem e transmissões ao vivo

Novas funções do Instagram: fotos que se autodestroem e transmissões ao vivo

Instagram cada vez mais parecido com o Snapchat: app agora permite envio de mensagens efêmeras e transmissões ao vivo.

7 anos atrás

instagram-001a

Fato: Mark Zuckerberg não digeriu até hoje a esnobada que recebeu ao tentar comprar o Snapchat. Resultado, sua estratégia do Jardim Murado (fornecer inúmeros serviços em seus produtos de modo que o usuário não precise jamais sair deles) atua em modo Full Power contra a rede social que é sensação entre os jovens: tanto o Instagram quanto o Facebook Live e o Messenger já incorporaram diversas funcionalidades similares ao rival, e nem estou falando de apps acessórios.

No entanto o Facebook elegeu o Instagram como o rival oficial do Snapchat: não bastasse o Stories que replica o compartilhamento de imagens e vídeos como o adversário, agora o app ganhou duas novas funcionalidades para enfim brigar de igual para igual (e por tabela incomodar outros adversários como Twitter e Google).

instagram-004a

A primeira novidade é a função que vendeu o peixe do Snapchat em primeiro lugar: a criação de mensagens efêmeras para seus contatos na rede social. A partir de agora o Instagram vai permitir que você envie fotos e vídeos para seus amigos, com filtros e edições engraçadinhas para contatos selecionados através do recurso de mensagens diretas.

A mensagem só desaparece depois de visualizada e é possível enviar suas poses e criações a grupos independente de sua conta ser aberta ou não. Claro, dado o formato tal recurso não poderá ser usado para compartilhamento aberto, só para contatos… íntimos. ?


Disappearing Photos and Videos in Instagram Direct from Instagram

instagram-003a

A novidade é uma voadora com os dois pés no peito do Snapchat: basicamente o Instagram não deve mais nada ao rival e incorporou todas as suas principais funções, exceto a curadoria de conteúdo (mas disso o Facebook não precisa). A estratégia é simplesmente atomizar o adversário de forma a fazer com que os usuários migrem em massa, e a divulgação das novidades será massiva em seus próprios produtos para não deixar ninguém no escuro sem saber do que o app agora é capaz de fazer.

Já a segunda novidade não mira exatamente no Snapchat e sim no YouTube Live e Periscope: transmissão de vídeos temporários ao vivo.


Live Video on Instagram Stories from Instagram

Vamos ser francos aqui: o produto do Facebook criado para concorrer com as soluções de streaming do Twitter e do Google é o Live, desenvolvido depois que os engenheiros da rede social drenaram o Meerkat até seca-lo. A proposta da transmissão em tempo real pelo Instagram é fornecer uma solução de meio-termo, nos mesmos moldes do que já fornece hoje em seu app principal mas com a ideia da efemeridade: diferente das outras soluções o vídeo não é armazenado, se tornando indisponível ao fim da transmissão.

Em suma: quem viu na hora, viu. Ao iniciar uma transmissão seus contatos serão notificados, e a duração máxima do streaming é de uma hora. É possível inclusive verificar através da barra de atividades no topo da página qual dos seus amigos está transmitindo no momento, da mesma forma que é possível checar compartilhamentos populares na aba Explorar.

instagram-002a

Com isso o Instagram acabou com dois produtos de streaming distintos e com propostas direcionadas: quem quer criar algo que possa ser visto depois é só utilizar o Live, já quem deseja transmitir algo que não deve ser visto depois terá o Instagram para tal, e isso é algo que o Snapchat não tem até o momento.

Tosdas as novidades foram introduzidas globalmente nesta segunda, 21 de novembro para todos os usuários. O Facebook está liberando os recursos aos poucos portanto se você ainda não os recebeu não se desespere, não vai demorar para seu app ser atualizado.

Fonte: Instagram Blog.

relacionados


Comentários