Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » YouTube começa a liberar streaming mobile ao vivo para usuários VIPs

YouTube começa a liberar streaming mobile ao vivo para usuários VIPs

Google entra na festa do streaming ao vivo: plataforma de transmissão mobile do YouTube é liberada para usuários VIPs; em breve todos poderão usar.

8 anos atrás

youtube-001

O Google está encerrando o período de testes de sua ferramenta de streaming mobile ao vivo. Usuários selecionados do YouTube são os primeiros a testar a nova funcionalidade, que a empresa promete liberar em breve para todo mundo. E o melhor, sem a necessidade de um app acessório.

A briga do streaming mobile ao vivo começou quando o Meerkat queimou a largada, desagradando o Twitter que já tinha planos para o Periscope, lançado pouco tempo depois. Não demorou muito e o Facebook entrou na brincadeira com o Live, e começou a guerra entre as duas grandes para atrair o usuário (e nesse processo o suricato foi atomizado). Mais recentemente o Yahoo!, através do Tumblr decidiu que também queria um pedaço desse bolo. Enquanto o Periscope é a ferramenta mais simples, Zuck anda jogando sujo para esmagar a concorrência e atrair o público para seu jardim murado.

Nisso o Google, que já havia anunciado que também investiria no formato (louco seria se não o fizesse) estava bem quietinho, provavelmente refinando a ferramenta para oferecer uma experiência melhor do que os concorrentes. E a solução encontrada foi bastante elegante e prática: ao invés de fornecer um app acessório como Twitter e Facebook fizeram, a plataforma de streaming ao vivo é uma função embutida no próprio app mobile do YouTube.

A novidade foi anunciada na VidCon, uma conferência para produtores de vídeo na internet. Como é de praxe o Google nunca libera suas novidades para todos de uma vez, e com a ferramenta de streaming eles serão ainda mais seletivos: por enquanto apenas alguns usuários VIPs poderão usufruir dele (a saber os canais The Young Turks, AIB, Platica Polinesia, SacconeJolys e Alex Wassabi), mas seu uso é bem parecido com o Periscope; o acionar um botão dedicado no app para o início da transmissão, o YouTube permite a anexação de uma foto como thumbnail e pronto, é só começar. Notificações serão disparadas para os seguidores do canal e a interação é basicamente igual à dos concorrentes, com vantagem de monitorar facilmente o alcance como uma transmissão tradicional do YouTube.

O Google promete que a ferramenta de streaming mobile chegará em breve para mais usuários, sendo liberada paulatinamente como é de costume da empresa; o mais provável é que os residentes dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália, entre outras sejam contemplados primeiro como é normal Mountain View proceder nesses casos, e o Brasil só verá a novidade quando a plataforma se tornar global. Só nos resta esperar.

Fonte: YouTube Creator Blog.

relacionados


Comentários