Carlos Cardoso 6 anos atrás
Operadoras de telefonia são uma desgraça, são nefastas por natureza, abomináveis, exceto a que por acaso estiver anunciando no MeioBit neste momento, claro. Mas no geral elas ignoram o indivíduo, o cliente vira uma entidade abstrata coletiva e você é só um zangão na colméia.
Agora a AT&T mostrou mais uma vez esse lado maligno, com um recurso chamado “Stream Saver”. O objetivo é “economizar banda de planos ilimitados”. Isso mesmo. Você tem um plano ilimitado mas vão economizar seus dados.
Como isso acontece? Simples: a rede da AT&T vai identificar streamings em alta definição, 1080p, 720p e limitar a banda disponível para 1,5 Mb/s, o que se traduz em um vídeo com qualidade “DVD” segundo a AT&T. Ou seja: lixão. Seu lindo celular com tela UltraFuckMegaPowerHD 4K? Esqueça.
Vai ver filmes com 480 linhas, igual a um neandertal. Aqui a proporção entre uma imagem em Full HD e a mesma imagem em 480p:
Esse tipo de sacanagem geralmente é contido por agências reguladoras, mas internet ainda é algo novo e muitos serviços vivem em um limbo regulatório. Para piorar republicanos, que agora estão no poder nos EUA, têm aversão patológica à intervenção governamental na economia.
No final a AT&T está tentando manter seus lucros vendendo “planos ilimitados” sem manter uma infraestrutura que suporte esses serviços. Pior de tudo: isso vai chegar aqui, cedo ou tarde.
Fonte: Tech Crunch.