Meio Bit » Arquivo » Games » Valve quer apenas “imagens reais” dos games no Steam

Valve quer apenas “imagens reais” dos games no Steam

Valve quer acabar com a propaganda enganosa no Steam e avisa que a página dos jogos não poderão mais ter imagens que não representem o produto real.

7 anos atrás

no-mans-sky

Qualquer pessoa que joga videogame há alguns anos e acompanha a mídia especializada já passou por essa situação. O sujeito vê as imagens de divulgação, cria uma grande expectativa em relação a o que foi divulgado e quando finalmente tem a oportunidade de experimentar o jogo, fica bastante decepcionado com o visual que lhe foi entregue.

Essa prática vem acontecendo por décadas e inclusive lembro de ver debates sobre o assunto em revista lá na época do Mega Drive e do Super Nintendo. Porém, agora uma empresa decidiu que chegou a hora de acabar com essa bagunça: a Valve.

Através de uma mensagem enviada para desenvolvedoras, os responsáveis pelo Steam disseram que a partir do Discovery Update 2.0, a área destinada a screenshots nas páginas dos jogos não poderá mais ter artes conceituais, cenas não interativas pré-renderizadas, imagens que contenham premiações ou descrições dos produtos por escrito.

De acordo com a Valve, o intuito dessa medida é permitir que os consumidores entendam melhor o que estão comprando. A empresa inclusive usou como exemplo um jogo criado por eles mesmos, o Dota 2, que até poucas horas apresentava diversas artes conceituais em sua página e que evidentemente não passavam uma real noção do que podíamos esperar do game.

Segundo especulações, o Steam teria tomado essa atitude para evitar novos casos de propaganda enganosa, algo pelo o qual os criadores do No Man's Sky tem sido acusados e não podemos esquecer também do Aliens: Colonial Marines, título da Gearbox que foi duramente criticado por ter sido mostrado de uma maneira, mas entregue de outra.

Acho que como qualquer jogador, sou totalmente a favor dessa mudança nas regras, mas confesso não ter muita esperança de que ela resultará em divulgações mais honesta. Basta pegar hoje a caixa de qualquer jogo do PlayStation 3 ou Xbox 360 (isso para não ir muito longe) para ver como as screenshots mostradas nelas parecem muito melhores do que o que temos até nos atuais consoles e não acredito que essa prática mudará.

Espero muito estar enganado, mas acredito que ainda continuaremos vendo no Steam imagens de jogos com belíssimos efeitos de iluminação que não podem ser replicados mesmo num supercomputador, assim como gráficos sem nenhum serrilhado, sendo que em algumas vezes o jogo nem conta com anti-aliasing. Acha exagero? Então veja essa imagem do Need for Speed Rivals.

need-for-speed-rivals

Fonte: Geek.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários