Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Tesla melhora desempenho das portas do Modelo X… com um update via software

Tesla melhora desempenho das portas do Modelo X… com um update via software

Como você torna um carro mais eficiente? Se for indústria tradicional, refina o projeto, agenda pro ano seguinte e vende um modelo zero pro consumidor. Se for a Tesla… manda um update de software, via 3G.

7 anos atrás

elon-musk-driving-roadster

Já faz tempo que eletrônica embarcada cedeu lugar à computação embarcada. Um Mercedes topo de linha tem mais linhas de código em seus sistemas que um caça F-22, mas normalmente são sistemas fechados, funcionando debaixo do capô, literalmente. Não são atualizados exceto em eventuais revisões, e nunca, jamais em updates via 3G ou Wi-Fi, como os Teslas.

As novas gerações acharão natural um carro ser atualizado da mesma forma que um celular, e tanta coisa depender de software, mas nós que nascemos antes da invenção da metalurgia achamos no mínimo… desconcertante que coisas aparentemente triviais sejam controladas por um computador.

Um exemplo são as portas asas de falcão (gaivota é pra frutinhas) do Tesla X. Aparentemente são só um sistema mecânico, como os DeLoreans, mas envolvem uma penca de sensores, de pressão, capacitivos, ultrassônicos, e isso só para determinar se você não enfiou a pata no meio do caminho da porta:


Like Tesla — Model X Wings Pinching Things

Isso tudo come processamento, então a abertura da porta leva 6,6 segundos. Ou melhor, levava. No update da versão 7.1 para 8.0 do TeslaOS, esse tempo foi reduzido para 5,1 segundos.


Bjørn Nyland — Model X falcon wing door speed increase after v.8 0

Nada mau, levando-se em conta que os donos não tiveram que fazer nada. Não é à toa que a indústria automobilística, que remove isqueiro do carro, chama o buraco de porta de energia e cobra mais caro está apavorada com a Tesla.

Fonte: Electrek.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários