Meio Bit » Arquivo » Mobile » Porque a Apple errou e “acertou” removendo o conector do fone no iPhone 7

Porque a Apple errou e “acertou” removendo o conector do fone no iPhone 7

iPhone 7: onde a Apple acertou e errou ao remover o conector P2 de fone de ouvido. Leia nosso artigo.

7 anos e meio atrás

iphone7

Como de costume, em todo lançamento da Apple, alguma polêmica cerca os produtos lançados. Dessa vez não foi diferente. O iPhone 7, como era esperado e anunciado, não tem mais o conector do fone de ouvido, o que causou revolta de uns e estranheza de outros. Por que diabos a Apple removeria? Quais as razões da empresa para isso? Vou tentar analisar a questão e listar alguns motivos.

Em primeiro lugar, é importante saber que usuários ODEIAM mudanças. Aliás, pessoas em geral, detestam mudanças em suas rotinas. Sair da zona de conforto já é difícil por conta própria, imagine sendo “obrigado a isso” (sempre há a opção de não adquirir os produtos da Apple). Produtos são projetados e planejados pensando nisso, também. Mudanças são pensadas e repensadas para tentar prever os impactos positivos e negativos que possam causar. Se a empresa imagina que os positivos superam os negativos, a mudança tem boas chances de acontecer.

Pra mim, o grande motivo da Apple ter removido o conector, é: parecer inovadora, vanguardista. O iPhone 7, apesar algumas mudanças importantes (para um iPhone) como o botão Home com force touch e ser IP67, é mais do mesmo. Um novo iPhone, novos processadores, câmera melhor, whiskas sachê. Temos que tirar o chapéu para o marketing. Os caras sabem vender o produto, como na questão do “JetBlack” que nada mais é um black piano com produção digna de Hollywood.

A “falta de inovação” (entre aspas, pois inovação não é necessariamente descobrir o fogo toda semana) levou a empresa a remover o plugue do fone e a criar o bizarro AirPod, que por melhor que seja, não deixa de ser estranho, pra não dizer ridículo. Essas coisas vem se repetindo há algum tempo, como aquela caneta do iPad Pro carregando na porta Lightning ou o conector do novo Magic Mouse embaixo do gadget.

airpods

Outro fator importante é padronizar todos os seus iTrecos com o conector Lightning, que na questão do fone, apesar da polêmica, ao menos dá uma melhor qualidade de áudio. Como é uma patente fechada, a Apple não tem intenções de tornar esse conector o default do mercado, já que caberá ao USB-C fazer as honras. Pensando pelo lado da praticidade, realmente faz sentido ter todos os seus equipamentos com a mesma porta.

Remover o conector, segundo a Apple, permitiu fazer melhorias de áudio, modificar o botão Home e deixou o design “mais limpo”. Quem comprar o iPhone 7 vai sofrer o mesmo que quem comprou o MacBook (aquele de 12″, com uma única USB-C). Não vai dar pra carregar o smartphone e ouvir música de forma civilizada ao mesmo tempo. O usuário terá que recorrer ao dongle, que já tem aos montes à venda no mercado por 20 dólares, ou ao iDongle que a Apple eventualmente vai lançar, por 99 dólares. Ao menos tiveram a decência de colocar de graça na caixa um adaptador que converte a entrada do fone para o lightning, o que, confesso, me deixou surpreso (certamente pra abafar os comentários). Sai mais barato dar o adaptador do que aguentar as críticas negativas.

Quem é contra a remoção da entrada do fone, pergunta: por que remover algo que FUNCIONA? Um conector padrão, universal, que serve para qualquer fone de ouvido? Para quem não sabe, esses conectores existem há MAIS DE 100 anos. É sério. Eles foram criados no século 19. Isso mostra como são eficientes. Quantas tecnologias que você consegue nomear de cabeça existem há mais de 100 anos praticamente em sua forma original?

Uma coisa é remover um conector, um dispositivo, um acessório que foi vencido pelo tempo. Algo ultrapassado, que perdeu o sentido de existir. Outra é remover algo eficiente, que funciona perfeitamente sem motivos reais para isso a não ser para parecer futurista e visionário. Sem contar que se os fones mantiverem o padrão de qualidade dos cabos Lightning da Apple, não vão durar 3 meses. Quem tem iPhone sabe como aqueles cabos são péssimos e duram pouco.

A Apple “acertou” em remover o conector do fone porque de certa forma vai gerar tendência. Vai parecer inovadora. Algo que sempre marcou a empresa e seus produtos. Mas errou de verdade em removê-lo pois “matou um inocente”. Poderia ter adicionado 2 mm no smartphone e não só conseguiria encaixar as mudanças do iPhone 7 como manteria o conector e, melhor ainda, faria algo que as pessoas realmente esperam como novidade num iPhone: uma bateria que dure mais que Faroeste Caboclo.

Leia também:

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários