Dori Prata 6 anos e meio atrás
Fundada em 2007 e tendo publicado 14 jogos desde então, a Renegade Kid anunciou que está fechando as portas e embora o fim de uma desenvolvedora indie possa não ser algo muito significativo, é a maneira como os sócios decidiram seguir suas carreiras que tem chamado a atenção.
Como pode ser visto no comunicado oficial, o fim da parceria entre Jools Watsham e Gregg Hargrove parece ter acontecido de forma amigável e o que ajuda a reforçar essa ideia o fato de que como cada um fundará um novo estúdio, eles decidiram que o melhor era fazer com que as franquias criadas até agora fossem divididas. Mas como fazer isso? Pois a solução encontrada pela dupla é no mínimo curiosa.
Enquanto Watsham ficará com os títulos 2D (Mutant Mudds, Treasurenauts e Xeodrifter) na sua nova casa, a Atooi, Hargrove continuará trabalhando na Infitizmo nos jogos em três dimensões (franquia Dementium e Moon Chronicles) que eles tinham produzido.
Muitos desses jogos foram lançados originalmente para o DS ou o 3DS, mas alguns chegaram a plataformas como PC, Wii U e PlayStation 4. Desses, o que achei mais legal foi o Xeodrifter, um metroidvania com um estilo visual muito bacana e que se bem aproveitado por Jools Watsham, acredito ter o potencial para se tornar uma franquia bem maior.
Pensando no futuro dos dois game designers, fico com a sensação de que Gregg Hargrove terá mais dificuldade para obter sucesso. O que me faz pensar assim é no custo de produção envolvido na criação de jogos 3D, o que poderá fazer com que ele fique limitado a criar para portáteis ou dispositivos mobile, além da impressão de que as franquias 2D da Renegade Kid serem mais conhecidas.
De qualquer forma, espero que tanto um quanto outro saibam o que estão fazendo e que essa separação sirva para recebermos jogos ainda melhores no futuro.