Dori Prata 7 anos atrás
Nas últimas semanas o que mais tenho visto são pessoas falando sobre Pokémon. Mesmo quem não se liga muito em videogames parece ter alguma opinião sobre os monstrinhos da Nintendo e se você faz parte de um grupo no WhatsApp ou simplesmente frequenta alguma rede social, tenho certeza que já viu diversas piadinhas sobre a marca.
Como era de se esperar, muitas pessoas (e até mesmo empresas) tem tentado tirar proveito do fenômeno chamado Pokémon GO e nessa onda de oportunismo, algumas ideias muito interessantes tem surgido, como o jogo Pokémon GO VMU, a criação de um sujeito conhecido como guacasaurus_rex.
Como o próprio nome deixa claro, a obra está sendo criada para ser jogada exclusivamente no Visual Memory Unit, aquele cartão de memória para o Dreamcast que tinha como grande diferencial uma tela monocromática capaz de entregar imagens com 48 × 32 pixels de resolução. Como o acessório não contava com GPS ou uma câmera para realidade aumentada, a maneira encontrada pelo autor para desenvolver o jogo foi oferecer um mapa gerado aleatoriamente.
Se tudo correr como o esperado, o jogo deverá ser disponibilizado apenas no ano que vem, já que o criador afirma ser um preguiçoso (ou porque desenhar todos os pokémons demorará bastante) e para ficar por dentro do desenvolvimento, vale a pena seguir a conta do guacasaurus_rex no Instagram, onde ele inclusive oferece outros jogos para download.
Aliás, essa história me fez tomar conhecimento do cenário de criação de jogos para o VMU, algo que jamais imaginei que pudesse existir. Nesse link por exemplo você pode encontrar uma grande quantidade de criações para o tão adorado acessório e no vídeo abaixo temos um pouco de vários desses títulos.
O interessante é perceber que mesmo não sendo um produto que chegou a criar uma tendência, o VMU marcou época, principalmente por permitir que as pessoas pudessem continuar se divertindo mesmo quando não estavam perto do Dreamcast. Tudo bem, os jogos eram ridiculamente simples, mas deixe a minha nostalgia enganar meu cérebro e ele continuar pensando sobre o quão legal eram aqueles memory cards.
Fonte: Gamerant.