Meio Bit » Arquivo » Áudio e vídeo » NHK dará início às transmissões em 8K com a Rio 2016

NHK dará início às transmissões em 8K com a Rio 2016

Preparando o terreno para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, NHK dará início às transmissões públicas em 8K com a Rio 2016; Rede Globo é parceira

7 anos e meio atrás

london-2012-closing-ceremony-rio-2016-announce

Que o Japão não sabe brincar nós já estamos carecas de saber. A percepção geral é de que os nipônicos são alienígenas ou viajantes do tempo, mas a verdade é que como povo os japoneses são MUITO competentes, nunca se contentam com o status quo e estão sempre perseguindo novos recursos e tecnologias. E quando não há a possibilidade de melhorar algo eles inventam um modo de fazê-lo, ignorando todo o bom senso.

A evolução das resoluções de vídeo é um bom exemplo. Dez anos atrás nos contentávamos com filmes em 480p, resolução de DVD. Filmes em HD eram um luxo, tanto pela disponibilidade de mídia quanto pelo hardware envolvido. Isso até a Sony chutar o balde e oferecer o PlayStation 3, o reprodutor de Blu-ray Discs mais barato até então (mesmo com preço inicial de US$ 599).

Foi uma correria, as fabricantes tiveram que se adaptar ao fato de que tínhamos um hardware compatível e barato, faltavam as telas. Embora muitos não admitam o PS3 foi crucial na popularização do 1080p, algo que foi seguido por câmeras de vídeo mais baratas e consequentemente mais TVs com a resolução. A evolução galopante dos smartphones, com suas câmeras cada vez melhores também ajudou e muito.

Só que não era o bastante, e começaram a trabalhar em resoluções maiores. Enquanto muita gente ainda não estava habituado ao Full HD o 4K começou a despontar aqui e ali, e o que era uma mera curiosidade quatro anos atrás hoje já é visto como um formato estabelecido, embora ainda esteja muito longe de ser popular. O hardware envolvido (TVs, bem explixado; players dedicados são coisa do passado) é caro e a capacidade de banda exigida ainda é alta, algo com o qual nem todos podem arcar.

Só que como eu disse, os japoneses não sabem brincar. E os pesquisadores da rede estatal NHK muito menos.

nhk-8k-screen-145-inches

Este display da Panasonic possui 145" e foi utilizado durante os primeiros testes com 8K. Japinha não inclusa

Em 2013 a emissora e a Mitsubishi começaram a trabalhar em novos equipamentos capazes de lidar com a boçal realidade de 7.680 x 4.320 pixels, chamada por alguns de Super Ultra HD (marca da Samsung) ou simplesmente, 8K (a NHK utiliza o termo Super Hi-Vision). Tal definição é quatro vezes maior que o 4K, e DEZESSEIS vezes mais nítida que sua TV 1080p ridícula. Na época todo mundo pensou que seria algo para dali a dez anos, mas em 2014 a NHK demonstrou o formato durante a Copa. Na verdade as pesquisas com o formato começaram em 1994 e o primeiro teste foi feito em 2006. Novamente, os japoneses não brincam em serviço.

O motivo é simples: a NHK quer o sistema funcionando a todo vapor nas Olimpíadas de Tóquio em 2020, com o sinal perfeitamente gerenciável a sem perdas, ou lags significativos. Assim sendo, a Rio 2016 será o primeiro teste de fogo do 8K e alguns poucos privilegiados poderão testar o formato em primeira mão. Ontem a emissora estatal deu início às transmissões em UHD e SUHD via satélite com atrações locais, porém o destaque vai mesmo para as Olimpíadas: as cerimônias de abertura e encerramento, bem como as competições de atletismo e natação fazem parte da programação.

A previsão é iniciar a transmissão oficial em 8K para todo o Japão já em 2018, embora muita gente ainda não deva ter as TVs e receptores compatíveis. Mesmo hoje apenas alguns locais abertos ao público serão capazes de fornecer a novidade ao público.

E o Brasil? Como em 2014, a Rede Globo segue como parceira da NHK e também fará transmissões em 8K abertas ao público, com sessões especiais no auditório do Museu do Amanhã, situado na zona portuária do Rio, ao lado da praça Mauá. Aos interessados convém ficar de olho nas informações do site oficial, a fim de conseguir convites para as exibições.

Fonte: NHK (em japonês).

relacionados


Comentários