Meio Bit » Arquivo » Indústria » Imersão total: Brasil × Camarões em 8K com som de 22.2 canais

Imersão total: Brasil × Camarões em 8K com som de 22.2 canais

Assistimos ao jogo Brasil x Camarões em uma transmissão 8K com tecnologia da emissora japonesa NHK. Além da resolução absurda, o sistema de som de 22.2 canais dava a sensação de estar dentro do campo junto com os jogadores.

10 anos atrás

nhk_8k_1

O MB assistiu ontem o jogo Brasil × Camarões em resolução 8K, em uma iniciativa da emissora japonesa NHK e da Globo, e eu fiquei impressionado com a tecnologia, que proporciona uma sensação de imersão completa, com um sistema de som de 22.2 canais montado especialmente para a transmissão. A resolução de 7680 × 4320 tem 33 milhões de pixels e é quatro vezes superior ao 4K. Dentro do estádio, uma equipe da NHK gravou o jogo em três câmeras 8K da Ikegami, além de duas câmeras 4K super slow motion, com um upscaling para 8K.

O resultado é realmente impressionante, pois é possível notar absolutamente cada detalhe de todos os lances do jogo e também fora dele, como a fisionomia e reação de cada torcedor sentado na arquibancada. Eu assisti ao jogo Bélgica × Rússia no Maracanã domingo passado, e posso dizer que ver o jogo em 8K você se sente como se estivesse vendo a partida ao vivo, a diferença é que muitas vezes você tem a sensação de estar dentro do campo ao lado dos jogadores, com realismo total.

Seria interessante avaliar o sistema de som de 22.2 canais desta transmissão apenas com o som do estádio e sem nenhuma narração, mas para não gerar um choque cultural na platéia formada por brasileiros, a equipe da NHK optou por usar o áudio da transmissão da Globo. O ponto positivo é que o som do estádio captado pelos microfones especiais estava muito mais alto, o que por várias vezes ofuscou os comentários do Galvão, Ronaldo e cia.

As imagens foram transmitidas para um telão no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (Rio de Janeiro), para TVs Super Hi-Vision 8K de 85 polegadas no Hotel oficial da FIFA em Copacabana, para o Centro Internacional de Transmissão da Copa no RioCentro, e também para quatro cinemas no Japão, é claro.

Para a transmissão chegar ao CBPF foi usada a fibra óptica de de 300 Mb/s da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), mas caso as imagens não tivessem compressão, seria necessária uma conexão de 24 Gb/s. O envio das imagens para o Japão ficou por conta da operadora japonesa NTT, com um delay de 20 segundos.

nhk_8k_2

O desenvolvimento da tecnologia Super Hi-Vision começou quase vinte anos atrás, e o sistema foi apresentado ao público pela primeira vez na NAB de Las Vegas em 2006. A grande marca da tecnologia 8K antes desta Copa tinha sido a transmissão em tempo real de competições dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A NHK pretende fazer testes de transmissão via satélite em 8K no Japão a partir de 2016, e deve começar a transmitir em 8K de forma regular a partir de 2020.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários