Dori Prata 7 anos atrás
Essa semana chegou ao fim a promoção de meio do ano do Steam e embora eu tenha visto algumas pessoas reclamando dos preços praticados pela loja (inclusive em outros países), o desempenho alcançado pela Valve supostamente foi bem superior ao registrado no mesmo período de 2015.
Mesmo sem a divulgação oficial dos números, a informação foi trazida pelo pessoal do SteamSpy, um site que monitora os dados do serviço e que afirma que só durante a campanha a receita da loja alcançou US$ 236 milhões, sendo que no ano passado o valor foi de US$ 160 milhões. Além disso, eles teriam vendido 37 milhões de jogos, número bem superior aos 33 milhões da mesma promoção passada.
No entanto, mesmo com esse aumento significativo em relação a Summer Sale de 2015, o desempenho desse ano ainda é bem inferior ao registrado na última promoção de fim de ano, quando estima-se que 46 milhões de cópias foram vendidas.
Quanto aos jogos mais vendidos durante o período, o site publicou uma lista bem detalhada e o que o chama a atenção é o Limbo ter aparecido no primeiro lugar com 1,1 milhão de cópias. Mesmo se tratando de um ótimo jogo, ele não recebeu desconto durante a promoção e alguns ainda lembrarão que dias antes o título esteve disponível gratuitamente no Steam. A dúvida então é se os dados foram contaminados pela gratuidade ou se as vendas realmente decolaram por causa do lançamento do seu sucessor espiritual, o Inside.
De qualquer forma, também vale notar a presença do Payday 2 na segunda colocação, afinal esse é um jogo que foi lançado há três anos, mas que pelo jeito continua despertando o interesse das pessoas. Outro que também teria se saído muito bem é o Dead by Daylight, um jogo de terror multiplayer que tem feito um razoável sucesso nas últimas semanas.
A lista com os 10 jogos mais vendidos na promoção é a seguinte: