Meio Bit » Arquivo » Mobile » Teste - HP iPAQ Voice Messenger

Teste - HP iPAQ Voice Messenger

15 anos atrás

Os Smartphones iPAQ são muito conhecidos no meio empresarial. É um excelente celular com tudo o que um executivo precisa para se virar nesse mundo corrido em que vivemos hoje. Como a HP se fortaleceu nesse segmento, por que não entrar no mercado dos usuários normais? Pensando nisso a HP disponilizou o iPAQ Voice Messenger, o primeiro celular para público geral, para um teste.

O preço do celular desbloqueado na loja é de R$ 1899,00, sem relação com operadora alguma. Ele não tem a tela sensível a toque como o iPhone, usa um teclado semi-QWERTY de 20 teclas (distribui 2 letras por tecla), Quadri-band, A-GPS, Wi-Fi, Bluetooth 2.0, Câmera de 3.1 mega pixels e uma tela de 2,4 polegadas com resolução de 240x320 pixels. Em dados mais técnicos, usa um processador Qualcomm 7201A de 528MHz, SDRAM de 128MB e Flash ROM de 256MB, aceitando um cartão micro-SD de até 8GB de RAM.

A HP disponibilizou um iPAQ Voice Messenger para testarmos e a primeira vista o celular mr surpreendeu. Lindo, leve, compacto e uma boa autonomia de bateria. O design dele é realmente muito bonito, a parte frontal é azul marinho metálico, e a parte de trás cinza metálico “aquele cinza de todo smartphone da atualidade”. A telinha de 2,4 polegadas tem uma resolução muito boa. Ele possui um sistema inteligente de 3 teclas, duas delas são simples e sensíveis ao encostar e são chamadas de teclas de atalho “soft”. A terceira, é a tal tecla de navegação em 4 direções e com uma quinta função ao pressioná-la. Essa tecla de navegação é sensível ao toque, mas de uma forma bem inteligente, você simplesmente não aperta na parte de cima para que o menu suba. Como nos aparelhos semelhantes, você arrasta o dedo pelo botão para que navegue pelos menus e funções do aparelho. Ao chegar onde quer, simplesmente pressione a tecla. As teclas soft as vezes atrapalham um pouco, mas provavelmente é questão de se acostumar.

O sinal do celular não é dos melhores. No escritório onde trabalho, o sinal da operadora TIM sempre é médio para bom, com o iPAQ o sinal fica variando entre o ruim e o sem sinal. E um problema gravíssimo do aparelho (ou do Windows Mobile), é que quando o sinal do celular cai, as vezes só volta se o reiniciando o aparelho, mesmo em uma área com um sinal perfeito. A câmera apesar de ser 3.1 mega pixels, não é a melhor do mercado. Nokia e Sony Ericsson dão um banho nela com certeza. Esse iPAQ tem um sistema de comando de voz, onde você pressiona um botão e “fala” o que ele tem que fazer. Sinceramente a idéia é genial, mas não funciona muito bem. Comandos para executar música e jogar paciência são tranqüilos, mas tente chamar ou mandar SMS para um amigo seu para ver.

Posso dizer claramente que é um aparelho e tanto, tem algumas falhas (qual não tem?), o Windows atrapalha um pouco, acho que o aparelho deveria ter um pouco mais de memória para ele ter uma performance mais legal, mas não acaba com o device por esse detalhe, é apenas uma observação.

Pontos positivos:
- Design, o aparelho realmente é muito lindo.
- Teclas bem posicionadas, destaque para a tecla de navegação sensível a toque.
- Peso perfeito e o aparelho é fino, você nem sente no bolso.

Pontos negativos:
- A recepção de sinal é fraca, e com isso a bateria é chupada de canudinho. Durou 4 dias sem muita extravagância e com sinal bom, mas com sinal ruim ele dura no máximo 12 horas.
- Câmera fraquinha, no escuro as fotos ficam azuladas e sem foco.
- O comando de voz pode animar uma mesa de bar, você pede pra chamar um amigo e ele te liga o mídia player.

Clique aqui para saber mais sobre o HP iPAQ Voice Messenger.

relacionados


Comentários