Dori Prata 7 anos atrás
No final do mês passado a Sega revelou que lançaria o SEGA Mega Drive Hub, um aplicativo que seria utilizado para acessarmos os jogos do antigo console que estão à venda no Steam e que nos colocaria numa versão virtual de um típico quarto dos anos 90.
Porém, o que parecia uma simples perfumaria trazia no seu interior uma novidade improvável, que era a possibilidade de compartilharmos e utilizarmos versões modificadas dos jogos oferecidos por lá, o que basicamente significava que a empresa japonesa passaria a aceitar que suas criações fossem alteradas pelos jogadores. Embora isso seja algo bastante comum no PC, raramente é bem visto nos consoles, principalmente nos mais antigos.
Tal iniciativa pode parecer irrelevante para alguns, mas ela imediatamente foi muito bem aceita por grande parte dos admiradores de jogos retrô e depois de tantas decisões equivocadas a Sega voltava a ser aclamada pelo antigos fãs. Graças a ideia podemos por exemplo jogar no PC as versões em português dos Phantasy Star que foram lançados para o Mega Drive, bastando apenas comprar o original que está disponível no Steam e baixar a modificações presentes no Workshop.
No entanto, aquela atitude claramente tinha um cunho comercial e agora sabemos que a aposta foi acertada. Quem falou sobre o sucesso que eles alcançaram foi James Schall, diretor de distribuição digital da companhia.
“Estamos realmente satisfeitos com o que conseguimos após essa atualização. 350 mil cópias vendidas é uma conquista fenomenal para um conteúdo que tem mais de 20 anos! Isso mostra que existe um enorme número de seguidores do Mega Drive e o Genesis, que foram revigorados pela fantástica comunidade de modders por aí que enviaram ótimos conteúdos. ”
De fato é impressionante como algo relativamente tão simples conseguiu fazer com que o Mega Drive voltasse a ser tão popular e o mais importante nisso tudo é que talvez o passo dado pela Sega faça com que outras empresas sigam pelo mesmo caminho, o que seria muito bom para todos que admiram os jogos mais antigos.
Quando soube da novidade, imediatamente imaginei que as vendas aumentariam bastante, mas está claro que nem mesmo a Sega esperava um resultado tão positivo e por isso imagino que logo eles aparecerão com mais pacotes de títulos para o antigo console, possivelmente até fazendo parcerias com desenvolvedoras que lançaram suas criações para o Mega Drive.
Fonte: MCV.