Ronaldo Gogoni 7 anos atrás
Durante a BUILD 2016 ficou claro que a Microsoft deseja que a Universal Windows Platform seja o guarda-chuva comum de todo o seu ecossistema, seja em desktops, dispositivos móveis, o HoloLens e o Xbox One. A plataforma única de desenvolvimento se porta como uma alternativa simples para permitir a criação ou migração de aplicativos das mais diversas fontes para o formato Modern, a fim de serem distribuídos pela Windows Store para todo e qualquer dispositivo. Um app, várias plataformas.
O problema: os desenvolvedores não acreditam na plataforma, a adesão é mínima e está se tornando cada vez menor. A Microsoft tenta contornar isso oferecendo ferramentas que facilitam a migração de apps já existentes em outros ecossistemas como iOS e aplicativos web (você não Android).
Uma dessas frentes é o Projeto Centennial, destinado a migrar aplicativos Win32 e .NET tradicionais do Windows para desktop, tornando-os apps Modern passíveis de serem utilizados em qualquer dispositivo da UWP. Durante a BUILD 2016 Redmond apresentou enfim que o projeto estava caminhando a passos largos ao introduzir o Desktop App Converter, uma ferramenta de desenvolvimento para agilizar o processo e facilitar o lado dos devs. Ela só não tinha um prazo de lançamento.
Não tinha. Na sexta-feira a Microsoft liberou a primeira versão do Desktop App Converter, que embora não seja mágico (ele não transforma o visual de um programa Win32 em um app Modern com tiles e tudo o mais) já é capaz de converter instaladores .MSI ou .EXE em pacotes AppX compatíveis com qualquer gadget que rode Windows 10, de desktops a smartphones, tablets, Xbox One e HoloLens (para os poucos que puseram a mão em um). Óbvio que o alvo principal é o computador pessoal, mas dependendo das aplicações a Microsoft seria tola em não aproveitar outras instâncias.
A Microsoft numera uma série de vantagens para os desenvolvedores migrarem seus aplicativos, a seguir:
A Microsoft está dando os meio, resta convencer os devs de que investir em apps universais do Windows 10 é vantajoso a essa altura do campeonato. A documentação completa está aqui e o preview do Desktop App Converter pode ser baixado através do link abaixo.
Ao menos mais chances de sucesso que o Projeto Astoria ele tem…
Fonte: Microsoft.