Ronaldo Gogoni 7 anos atrás
O Google definitivamente precisa tomar mais cuidado com as brincadeiras de 1º de abril que apronta, porque pelo segundo ano consecutivo a empresa foi o centro de uma controvérsia por causa de uma ferramenta engraçadinha mal implementada. Depois do elgooG ter introduzido uma baita falha de segurança, foi a vez do “Drop the Mic” do Gmail.
A brincadeira em si era bem inocente, e por isso mesmo bastante perigosa se pararmos para pensar: um “update” introduzido no Gmail na última sexta-feira permitia ao usuário responder a um e-mail de uma forma definitiva com um “drop the mic”, aquela velha expressão em que você encerra uma discussão de forma que não é possível refutar. Fim de papo, 'nuff said, etc.
O botão adicionava o gif tirado do filme Minions acima, dando a ideia de que o mesmo encerrou sua participação na discussão e se retirou.
O problema está exatamente no ato de dizer “screw you guys, I'm going home”. A ferramenta do Google substituía a função “Enviar a arquivar” que ao ser disparada, o usuário não mais vizualiza as réplicas das outras pessoas. Desnecessário dizer que um monte de gente enviou a mensagem engraçadinha por engano (porque convenhamos, nada irrita mais outra pessoa hoje em dia do que um Minion) e para completar, bugs disparavam a ação mesmo ao enviar um e-mail normalmente.
Foi aí que o bicho pegou. Muita gente usa o Gmail para contatos profissionais e ao enviar o GIF achando estar contando uma boa piada, muitos deixaram de receber respostas importantes durante a sexta-feira. Pessoas perderam ofertas de emprego e comissões (o caso do escritor no tweet acima). Até mesmo a negociação de um funeral foi interrompida pelo Minion petulante.
Vendo da burrada que fez o Google removeu a função, mas o estrago já estava feito e sendo contabilizado. A desculpa oficial, publicada depois na postagem que introduziu o feature atesta para a coleção de presepadas dos desenvolvedores, desde não terem antecipado cliques acidentais como não ter oferecido uma opção para ligar ou desligar o botão, algo que deveria ter sido o passo mais óbvio para evitar toda essa confusão. Sobre o bug, o Google explicou que um usuário que clicou no botão antes de endereçar o e-mail a quem de direito iria enviar o gif após todos os preparativos serem concluídos e o botão Enviar tradicional fosse acionado.
De qualquer forma, é fato que o Google não só não dá sorte com o 1º de abril como na pressa de criar pegadinhas acabou fazendo com a sexta-feira não fosse tão divertida para muita gente. Nem todas as suas piadas são controversas ou dão errado, o Snoopavision por exemplo foi uma excelente sacada do YouTube. O importante é saber como fazer para que os usuários não acordem com mensagens de voz furiosas dizendo que perderam empregos por causa de uma piada mal implementada.
E isso encerra a questão.
Fonte: Google.