Carlos Cardoso 8 anos atrás
Não há jeito sutil de dizer: Jeff Bezos é um mané. Fica batendo boca no Twitter e manipulando a mídia, que burra repete as alegações dele sem entender que o New Sheppard é um brinquedo comparado ao Falcon 9, e que principalmente chegar no espaço é fácil, ficar lá que é difícil.
Mesmo assim ele está mostrando serviço, e a Blue Origin fez o terceiro vôo com o mesmo foguete reutilizável, atingindo a altitude recorde (para eles) de 103,8 km. A diferença é que desta vez eles levaram carga útil. Dois experimentos de microgravidade de universidades americanas.
Um deles envolveu as práticas de banheirão em gravidade zero e… — nah, estamos falando de ciência de verdade. O COLLIDE é um experimento da University of Central Florida, que pretende estudar colisões de alta velocidade em corpos de pouca massa. Como essas colisões se diferenciam de colisões terrestres? Qual o trajeto dos destroços? O COLLIDE ajudará a entender isso.
O outro experimento é o BORE, do Southwest Research Institute. BORE significa Box of Rocks Experiment, e é exatamente isso: Uma caixa de pedras.
Parece bobagem, mas a movimentação de um conjunto de pedras em microgravidade é exatamente a mesma de fragmentos de asteroides no espaço, algo que é muito pouco entendido ainda e impossibilita modelos realmente robustos que expliquem os anéis de Saturno. O BORE ajudará a dar uma pequena luz nesse campo.
Ah sim, já liberaram o vídeo do vôo. O mais impressionante é a desaceleração final. É tipo jogar Lunar Lander no modo Jedi.