Meio Bit » Arquivo » Engenharia » MS Research: a um passo do Holodeck

MS Research: a um passo do Holodeck

Quer um Holodeck para… err… simular discussões filosóficas com pensadores gregos? Isso está quase acontecendo. A Microsoft Research desenvolveu um projeto onde você consegue “teleportar” uma pessoa de um ambiente para outro, com ajuda da HoloLens. Assista, é impressionante!

8 anos atrás

The_Dreamatorium copy

Em Star Trek: A Nova Geração os Holodecks eram usados para simular passeios ao luar, jogos de RPG com Sherlock Holmes, concertos e cafés em Paris. Na vida real (Star Trek: Deep Space Nine) as HoloSuites eram usadas basicamente para sacanagem, e convenhamos quando tivermos a possibilidade de criar um ambiente virtual 3D com sensação de tato indistinguível do real, será o fim da civilização.

Quantas horas você acha que leva pra um sujeito morrer de Snu-Snu, trancado em um Holodeck com uma versão virtual do elenco de Brokeback Mountain 2? Eu gostaria de descobrir.

Enquanto esse dia não chega, as pesquisas vão avançando, mas mesmo em dia com as novidades confesso que me assustei com o aplicativo que este grupo da Microsoft Research desenvolveu e chamou de HoloPortation.

O negócio usa câmeras 3D e o HoloLens para capturar e isolar uma pessoa em um cenário e projetar em outro lugar, em tempo real. Só vendo o vídeo para entender:


I3D — holoportation: virtual 3D teleportation in real-time (Microsoft Research)

Note que quando o sujeito pede pra filha subir no banquinho ele instintivamente move a mão para protegê-la de uma queda, mesmo na forma de holograma.

Agora imagine isso com aquela tecnologia de projeção de ambientes, também da MS Research.

Estamos testemunhando a aurora da Realidade Aumentada, imagine como isso estará em 10 anos. Um HoloLens em 2026 talvez se resuma a algo parecido como o HoloBand, de Caprica:

holoband1

P.S.: esse vídeo é resultado de um projeto de pesquisa, é uma demonstração de viabilidade tecnológica, não é um produto final acabado, nem tem intenção de ser. Portanto por favor sem o mimimi de sempre que as câmeras são grandes, que o campo de visão é pequeno, que imagem é tremida, que detecção de colisão não é perfeita, etc etc, ok?

relacionados


Comentários