Meio Bit » Arquivo » Internet » Amazon flagrada em ato de xeno, digo, homofobia explícita

Amazon flagrada em ato de xeno, digo, homofobia explícita

15 anos atrás

Em Star Trek a desculpa para tudo era "estava sob domínio de uma entidade alienígena maligna". Isso safava o sujeito mesmo se ele tivesse explodido um orfanato de bebês-focas andorianos. Já na Informática "foi vírus" já salvou a vida de muita gente que fez besteira e não tinha como se justificar.

Na Internet o termo "erro de sistema" é usado direto, e por incrível que pareça, cola.

Vejam este caso da Amazon: Do nada, sumiram das buscas e dos rankings todos os livros, filmes, etc envolvendo temática GLBT - Gays Lésbicas, Bisexuais e Transgêneros (não as frutas, que são transgÊNICAS, se bem que transgêneros também são frutas e-ok, deixa pra lá).

Mark Probst, autor de The Filly, um livro que se encaixa (no bom sentido) no gênero, percebeu que não só sua obra havia desaparecido das buscas, como vários outros. Em seu blog, Mark conta a resposta que recebeu da Amazon, ao questionar o sumiço:

"Em consideração a toda nossa base de clientes, nós excluímos material 'adulto' de algumas buscas e das listas de best sellers. Como essas listas são baseadas em números de vendas, o material adulto também está excluído desses recursos"

Curiosamente, a Amazon não vê problemas em vender brinquedos eróticos, lingeries sensuais e DVDs da Jenna Jameson, mas a biografia da Ellen DeGeneres é conteúdo "adulto" e deve ser mantido escondida, no armário?

A atitude da Amazon não foi muito bem recebida, mas ao invés de dizer "ops, foi mal" e seguir adiante, chamaram a Internet de idiota, dizendo que foi tudo uma falha no sistema de rankings de vendas, e que está sendo consertada.

Eu entendo que um site mantenha longe das listagens públicas filmes pornô europeus com anões hermafroditas, mas até obras de arte inquestionáveis como o excelente Brokeback Mountain (que eu não vi mas o Morróida falou que é ótimo -sério-) sumiram da listagem da Amazon.

Preconceito em geral já vem associado com burrice, mas quando há prejuízo financeiro envolvido, já vira estupidez.

Fonte: DownloadSquad

relacionados


Comentários