Carlos Cardoso 7 anos atrás
Inserir Ovos de Páscoa em softwares é uma tradição bem antiga. Mesmo no código-fonte, há gracinhas. No software do sistema de vôo da Apollo, o nome da função que acionava os motores principais do Saturno 5 se chamava BURN BABY BURN. Em alguns casos o esforço é grande, vide o simulador de vôo que existia no Excel.
Agora no Instagram descobriram um ovo de páscoa mais enterrado que ovo de dinossauro. É um gerador de ASCII ART, uma técnica de produção de imagens muito populares em mainframes, nos Anos 70/80 todo mundo tinha a Mulher Pelada e o Cristo impressos em 132 colunas, formando um pôster gigante. Hoje, é uma mera curiosidade histórica mas como programadores desocupados gostam dessas coisas…
O truque aqui é achar a URL da imagem no Instagram. Normalmente isso se acha copiando com o botão direito mas no Instagram é preciso ir no código-fonte. É simples: usemos uma imagem completamente aleatória, escolhida ao acaso entre as bilhões armazenadas no serviço, esta aqui. Usando o botão direito escolha “Exibir Código-Fonte” ou algo assim.
Procure pela string: <meta property="og:image
No nosso caso ele achará a linha:
<meta property="og:image" content="" />
Já temos nossa URL. Tudo que você tem a fazer é acrescentar um .html e jogar na barra de endereço do navegador.
Pronto, você terá exibida em sua tela uma versão ASCII-ART colorida da imagem, e não é um JPEG, são os caracteres mesmo.
Qual a utilidade disso? Nenhuma, mas e daí?
Fonte: Quartz.