Ronaldo Gogoni 7 anos atrás
Em 2013 a Samsung apresentou a tecnologia V-NAND, que permite a montagem de chips de memória Flash verticalmente. Em suma, é possível atochar mais espaço de armazenamento em uma área muito menor. A meta é clara, tornar os HDs obsoletos; hoje sua principal vantagem fora o preço é sua capacidade de armazenamento.
Assim os coreanos estão correndo atrás com vontade. Em 2015 eles apresentaram a linha 850 Pro, voltada para desktops e notebooks com espaço de armazenamento de até 2 TB. Na mesma época foi lançado o PM1633a, um monstrengo com 16 TB em um corpinho de 2,5″ só um pouco mais gordo do que os modelos padrão, voltado para o mercado corporativo.
Faltava dar atenção ao segmento de SSDs portáteis, para aqueles que precisam transportar grandes quantidades de dados e não querem carregar discos muito grandes. Foi pensando nesses que a Samsung introduz agora a linha Portable T3.
As dimensões do SSDzinho impressionam. Medindo apenas 73,4 × 58,4 × 10,2 mm e pesando ridículos 51 gramas (ele incrivelmente é maior e mais pesado do que seu antecessor T1, mas ainda é bem pequeno), o disco externo cabe em qualquer bolso e possui resistência a choques de até 1,5 kgf; podendo despencar de uma altura de 2 metros sem sofrer nenhum dano. Pense o que poderia acontecer com um HD externo tradicional.
A Samsung afirma que a velocidade de escrita e leitura é excepcional, podendo chegar a até 450 MB/s. O T2 é possui uma porta Type-C compatível com USB 2.0, 3.0 e 3.1 e pode ser utilizado por diversos dispositivos, de PCs a smartphones e tablets. Para os mais paranóicos, a Samsung oferece opções de criptografia de dados.
O T3 possui versões de 250 GB, 500 GB, 1 TB e suculentos 2 TB de espaço interno. A Samsung irá lançá-lo em fevereiro nos EUA e Europa, e na China e Pior Coreia na sequência. Nada foi dito sobre preços, mas considerando que modelos semelhantes não são baratos eu não espero menos de US$ 800 pelo modelo de 2 TB.
Com informações: Samsung.