Meio Bit » Arquivo » Hardware » Disney Research apresenta 1ª versão do robô esmaga-aranha

Disney Research apresenta 1ª versão do robô esmaga-aranha

Conheça o VertiGo, um robô projetado pela Disney Research para vencer todo tipo de terreno, horizontal ou vertical

8 anos atrás

spider-slayer

Na verdade o VertiGo vai um pouco além dos robôs projetados para caçar o cabeça de teia: enquanto algumas versões eram basicamente aranhas armadas até os dentes, o projeto apresentado pela Disney Research tem como meta vencer qualquer terreno, seja plano ou vertical.

E de acordo com a teoria, ele anda até no teto.

O VertiGo, o simpático robozinho abaixo é um autômato desenvolvido em parceria com a ETH Zürich, a mesma joint que apresentou tempos atrás aquela simpática tartaruguinha que desenha na areia. O projeto visava tornar robôs do tipo mais leves reduzindo a proporção entre peso e o impulso.

Sim, ao contrário do que pode parecer o VertiGo é movido pelas duas hélices que se movem de forma independente. Assim, para impulsioná-lo no chão basta deslocar o fluxo para trás. Ele tem que ser bem leve (o corpo é de fibra de carbono) para que ele também possa voar.

vertigo

Mas o mais interessante é sua capacidade de andar em superfícies verticais, e não há nenhuma mágica envolvida: as hélices são direcionadas de modo a pressionar o corpo do robô contra a parede, enquanto ele se move. Segundo os pesquisadores as hélices seriam potentes o bastante para mantê-lo no teto de ponta cabeça, entretanto isso não foi testado.

VertiGo: The Wall-Racing Robot (Full Video)

Tirando a parte das pessoas que adorariam ter um desses para exibí-lo em festas, as aplicações práticas para o VertiGo poderiam ir desde reparos em lugares inacessíveis a humanos como situações de pesquisa e até mesmo busca por sobreviventes em um desastre, onde mandar alguém a esmo pode ser arriscado.

Você pode conferir mais informações, bem como acessar um artigo detalhado aqui.

relacionados


Comentários